quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Tempo e modo


O sábio Salomão afirma que “para todo propósito há tempo e modo” e que a pessoa sensata deve discernir estas coisas nas escolhas que faz e nas atitudes que toma.
Por não sermos capazes de perceber bem o tempo certo e o modo adequado de fazer as coisas, muitas vezes cometemos graves equívocos. Fazemos as coisas do modo certo na hora errada ou do modo errado, ainda que no tempo certo.
Por exemplo, discutir o relacionamento familiar é algo necessário, e da mesma forma fazer ajustes de disciplina de filhos, alinhar a visão financeira de casa, tudo isto precisa ser feito, mas se fizermos na hora errada, a discussão destes assuntos transforma-se em conflito. Muitas vezes o momento não é propício: conversamos quando estamos cansados ou irritados ou num ambiente não adequado. Aquele assunto precisa ser discutido e as soluções precisam ser encontradas, mas será que a hora é certa?
Podemos ainda, fazer a coisa na hora certa, mas de modo errado. Fechamos a porta do quarto de casa, vamos tratar do assunto num momento em que as condições estão favoráveis, a hora é certa – este é o momento! No entanto, fazemos com altercação, acusação, ira e cólera, e assim, embora o momento seja adequado, o modo é inadequado, e por isto somos incapazes de criar linhas de comunicação e diálogo.
A inadequação com o uso do tempo, gera profundo desgaste e traz muita dor de cabeça. A Bíblia diz que “a palavra boa, dita a seu tempo, quão boa é”. Mas precisa ser boa e dita no tempo certo. Um comentário na hora errada pode trazer forte desentendimento. Já viram pessoas contando piadas em meio ao sofrimento? Fazendo cantigas na hora do luto? Zombando, menosprezando ou sendo cínicos com outro na hora de uma conversa séria? Isto é o que significa fazer na hora certa do modo errado. As duas situações geram desconforto e mal estar.
O segredo da vida tem a ver com o uso do tempo certo na hora certa: tempo e modo. Saber se aproveitar de ambos é apropriado às pessoas sensatas. Os tolos falham em um ou outro ponto.
É interessante notar ainda a afirmação de Salomão: “Para todo propósito, há tempo e modo”. Quando temos propósito, encontramos o tempo e a forma certa. Muitos afirmam não terem tempo, mas o que na verdade está faltando é propósito. Se tivermos intencionalidade e focarmos num determinado alvo, o tempo vai aparecer. Tempo é uma questão de prioridade, de escolhas, em outras palavras – propósito.
Assim também acontece com o modo. Se quisermos atingir alvos, precisamos utilizar do modo certo. Com jeito, com educação, fineza, com esforço adequado e correto, torna-se mais exequível atingir as metas, se não encontrarmos o meio correto, não atingiremos os alvos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário