segunda-feira, 7 de julho de 2014

Fé e bem estar

Num artigo publicado pela revista Seleções, em Abril/2004, foram avaliadas 10 “Chaves da felicidade”, tendo como fundamento teórico uma ampla pesquisa de campo, com estudiosos e cientistas entrevistando milhares de pessoas de diferentes idades, línguas e culturas para verificar quais seriam estes fatores que poderiam gerar felicidade. Além da riqueza, inteligência, família e idade, a fé foi um dos temas discutidos. Uma pessoa de fé tem ou não mais chance de encontrar a felicidade?

Apesar de Karl Marx afirmar que a religião é um “ópio do povo”, cuja finalidade é anestesiar sua capacidade crítica da raça humana e Freud ter considerado a religião “uma neurose obsessivo-compulsiva”, a pesquisa revelou que há uma profunda relação entre Fé e Bem Estar. Uma pessoa que professa uma fé é, de fato, mais propensa à alegria que uma que ignora realidades espirituais.

Isto torna-se claro no meio das ambigüidades, dores e tragédias da vida. A fé nos sustenta no meio das dificuldades. Quem crê tem mais propensão à resignação e sente maior conforto no meio das lutas porque relaciona crises e perdas a um propósito maior. Se Deus existe, é poderoso e bom, então o sofrimento faria parte de um plano e de um sentido maior, ainda não possa ser explicado.

Acreditar na vida após a morte é outro aspecto que tem um efeito altamente positivo em tempos de lutos e perdas. Quando a morte não é vista como ponto final, mas transição e passagem, a dor pode ser amenizada, afinal, perder um ente querido, mesmo quando o mesmo encontra-se doente e idoso é algo fortemente emocional, e a fé se torna uma fonte de grande esperança nestes momentos. O fim da vida, o funeral e o túmulo são, por sua natureza intrínseca, grandes fontes de angústia, e sem uma convicção de eternidade, a perda torna-se ainda mais dura e pesada.

O Dr. Haroldo G. Koenig, da Duke University afirma que o fator fé se torna especialmente positivo quando se envelhece. “Você vê esse efeito em tempos de estresse. A crença religiosa pode ser uma forma muito poderosa de lidar com a adversidade”. A fé traz estabilidade, conforto, equilíbrio e esperança em tempos aflitivos e nas intempéries da vida.

Outro fator que relaciona fé e o bem estar é que a religião tem um forte componente comunitário, trazendo interação social e apoio. O fato da pessoa participar de uma comunidade dá sentido de pertencimento que enfraquece a força negativa da solidão, do abandono e do anonimato, principalmente em grandes centros urbanos.

Mas não é só uma questão de receber. Todas as religiões encorajam a solidariedade, fraternidade e engajamento. Pessoas que repartem e cooperam em projetos tornam-se generosas e consequentemente, isto traz qualidade de vida. Doar e doar-se é uma enorme fonte de satisfação.

Por estas e outras razões, a fé está intimamente ligada ao bem estar das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário