quarta-feira, 14 de maio de 2014

Ser Ateu é muito chato





Não, esta frase não foi dita por um pastor, mas por um ateu. Mais especificamente, um “ex-ateu”. A Revista Veja de 13/7 de 2013, publicou interessante entrevista com o filósofo Luiz Felipe Pondé, responsável por uma coluna semanal na Folha de São Paulo, e autor de vários livros. Controvertido por natureza, é estudioso de teologia e apesar de não ter nenhuma religião em particular, disse que tomou esta decisão ao perceber que a espiritualidade da esquerda é rasa, pois aloca toda a responsabilidade do mal para fora de si: na classe social, no capital, no estado, na elite, e isto, na sua opinião, infantiliza o ser humano.
A partir de então: “Comecei a achar o ateísmo aborrecido, do ponto de vista filosófico”. Para ele “o cristianismo, que é uma religião hegemônica no Ocidente, fala do pecado, de sua busca e de seu conflito interior. É uma espiritualidade riquíssima, pouco conhecida por causa do estrago feito pelo secularismo extremado... o homem é fraco, frágil. As redenções políticas não tem isso...” Segundo Pondé, na visão política os homens não tem responsabilidade moral.
Outro aspecto que ele mencionou ao ser perguntado se acredita em Deus, foi: “Sim. Mas já fui ateu por muito tempo. Quando digo que acredito em Deus, é porque acho essa uma das hipóteses mais elegantes em relação, por exemplo, à origem do universo... considero isto, em termos filosóficos, muito sofisticado. Lembro-me sempre de algo que o escritor inglês Chesterton dizia: Não há problema em não acreditar em Deus; o problema é que quem deixa de acreditar em Deus, começar a acreditar em qualquer outra bobagem, seja na história, na ciência ou em si mesmo, que é a coisa mais brega de todas. Só alguém muito alienado pode acreditar em si mesmo”.
Ele afirma que deixou de ser ateu, porque começou a achar o ateísmo chato. “A hipótese de Deus bíblico, na qual estamos ligados a um enredo e um drama morais muito maiores do que o átomo me atraiu. Sou basicamente pessimista, cético, descrente, quase na fronteira da melancolia. Mas tenho sorte sem merecê-la. Percebo uma certa beleza, uma certa misericórdia no mundo, que não consigo deduzir a partir dos seres humanos, tampouco de mim mesmo. Tenho a clara sensação de que às vezes acontecem milagres. Só encontro isso na tradição teológica”.
Talvez Rubem Alves, no seu livro enigma da religião, tenha conseguido expressar sua angústia e esperança ao mesmo tempo. “O que nos é dado, em nossa situação histórica, não nos permite nenhum tipo de otimismo. Sei, entretanto, que o homem não pode sobreviver sem esperança. É a esperança que nos... autoconsistência. A psicoterapia descobriu que objetivamente não há esperança, para os pacientes que subjetivamente não tem esperança”. 

Norman Geisler escreveu sugestivo livro com o título “Não tenho fé suficiente para ser ateu!”. Este livro aborda a questão da própria verdade, provando a existência de absolutos e desmontando afirmações do relativismo moral e da pós-modernidade. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário