quarta-feira, 23 de abril de 2014

De quantos bens você precisa?



Conta-se que quando Rockefeller se tornou o homem mais rico do mundo (alguns estudos afirmam que, na verdade, ele teria sido o homem mais rico de todos os tempos, incluindo ai os marajás e os faraós), lhe perguntaram: “ De quanto dinheiro a mais você precisa?” – E ele respondeu: “Só um pouquinho a mais!”.
De quantos bens você precisa para se sentir feliz? Na década de 80, o cientista político Alex Michalos pediu a 18 mil universitários em 39 países que avaliassem a felicidade numa escala numérica, depois perguntou-lhes o quanto estavam perto de tudo quanto queriam, e descobriu que as pessoas, cujas aspirações – não apenas por dinheiro, mas por amigos, emprego, saúde – estavam muito acima do que já tinham, tendiam a ser menos felizes do que as que percebiam uma distância menor.
Michalos então concluiu que “esta defasagem de aspiração” podia explicar porque a maioria das pessoas não se sente muito mais feliz quando seu salário sobe. Em vez de satisfeitos, a maioria simplesmente quer mais.
Esta talvez seja a razão da “lógica burra”, de corruptos e corruptores. Eles colocam seu dinheiro sujo em paraísos fiscais, em contas secretas, esperando usufruir dele em outro tempo. No entanto, estima-se, que só na Suíça, cerca de 90 bilhões de dólares depositados anonimamente, nunca foram e nem serão resgatados, porque a conta tinha apenas um número e uma senha, e era impessoal e intransferível, portanto, quando a pessoa morre este dinheiro nunca mais poderá ser resgatado.
Esta é a razão de tanta angústia e stress dos nossos dias. Muitos podem fazer a viagem dos sonhos, comprar bons carros, hospedar-se em bons hotéis e ter boas roupas, mas continuam insatisfeitos.
O livro de Provérbios afirma: “Esse é o desejo de todos os que são dominados pela sede de possuir mais e mais. Essa ambição acaba destruindo quem assim procede” (Pv 1.18).
Quando vamos entender que já temos o bastante e deixar o coração sossegar? Sair da constante angústia da ambição, competitividade e desejo de um “pouquinho a mais”? Em inglês existe um interessante axioma: “Enough is enough!” (Bastante é bastante).
Jesus adverte: “A vida de um homem não consiste na abundância de bens que ele possui”. Aprenda a ganhar honestamente seus bens, aplicá-los sabiamente, desfrutar deles abundantemente e dar generosamente. Esta é única fórmula para superar a insaciabilidade do coração de ter sempre um pouco a mais. Este espírito de ganância tira a vida de quem o possui.

De quanto mais você precisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário