segunda-feira, 12 de agosto de 2013

O Poder do Elogio



Todos nós apreciamos um elogio, embora nem sempre saibamos recebê-lo. Pesquisas revelam que 65% das pessoas elogiadas reconhecem sentir-se embaraçadas, mesmo quando sabem que o elogio foi sincero. Alguém um dia me ensinou algo que me ajuda muito nestas situações: “Não se desculpe, e nem tente elogiar de volta para livrar-se do embaraço, apenas diga: Obrigado!”.
O elogio sincero é o melhor tempero num relacionamento. Não estamos nos referindo à bajulação que é falso, não tem sentido real ou não passa de louvor exagerado, que além de soar mal deixa a impressão de que é feita com segundos motivos e que a pessoa está querendo algo em troca ou fará um comentário ruim, do tipo: “Você é tão inteligente! Como se explica que tire más notas na escola?”.
A verdade é que o elogio tem o poder de transformar a vida das pessoas. Mark Twain afirmava: “Posso viver dois meses com um bom elogio”. Filhos, funcionários e cônjuges precisam receber apreciação. A auto-confiança é o maior presente que um ser humano pode oferecer a outro. O pai sensato faz o seu dever de apreciar o filho quando este merece. Alguém já disse: “louve a virtude e encontrará poucos vícios para condenar”.
O problema é que não temos facilidade em dar e receber elogios. Nossa propensão maior é maldizer, reclamar e depreciar, no entanto, todos precisamos de uma boa dose de aprovação exterior para sobreviver emocionalmente. Não conhecemos ninguém que ande sofrendo por ter sido valorizado. Talvez esta seja a razão de que, por sermos sempre corrigidos e criticados, temos a tendência de pensar que os elogios são falsos.
O elogio gera melhores atitudes. Uma criança apreciada por um determinado comportamento tende a repeti-lo. Isto é chamado na teoria piagetiana de reforço positivo. O elogio simples e direto aproxima as pessoas, afinal, quem quer ficar ao lado de alguém que está todo tempo recriminando, criticando e maldizendo? Existem determinadas pessoas que são tão ácidas que provocam azia em pacote de sonrisal. Por que alguém gostaria de ficar ao lado delas?

De forma prática, gostaria de sugerir que neste dia você aprecie, sinceramente a atitude de 5 pessoas ao seu redor. Pode ser seu colega de trabalho, sua secretária, seu esposo, etc. Seja pródigo, sem ser bajulador ou falso. O elogio falso gera aversão e reação contrária. As pessoas não são tolas. Mas diga algo que realmente julga importante e verá como uma apreciação traz encorajamento, motivação e alegria. Tente superar sua língua destrutiva e seu falar injurioso. Fale bem! Mande um e-mail. Telefone! Deixe um recado! Dê uma gorjeta ou aumente um pouco o salário de seu funcionário que tem lhe servido tão bem por tantos anos. Pequenas atitudes mudam nossa história. Segundo Cícero, o elogio é “o mais doce de todos os sons”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário