sexta-feira, 21 de junho de 2013

Grandeza



Ela sempre foi uma lady. No melhor sentido da palavra. Apesar de ter vindo de uma família simples, ainda assim se tornou uma figura real. Hoje, se aproximando dos 80 anos, luta diariamente com o extenuante processo de hemodiálise e tem uma saúde frágil, mas o pequeno incidente que relato aqui revela sua grandeza de alma.
Certo dia, ao chegar à sua casa, notou que uma mulher arrancava suas plantas cuidadosamente plantadas no jardim. Qualquer um provavelmente reagiria com grosseria, mas ela gentilmente lhe perguntou o que estava fazendo. A mulher disse com a cara limpa que estava pegando as mudas para levar. Com uma docilidade inimaginável, ela se identificou como a dona da casa, pediu que ela não mais arrancasse as plantas e lhe pediu o endereço porque ela mesma, no outro dia lhe levaria algumas plantas similares. Então, anotou calmamente seu endereço, e como havia prometido foi à floricultura, comprou uma bandeja de flores, pegou o seu carro e foi à periferia da cidade para entregar o presente.
Qual seria sua reação se você estivesse enfrentando situação semelhante? Somos surpreendidos pelo relato acima, ao observar que esta senhora, rainha porque governa seu próprio coração, intencionalmente não deu resposta à altura da atitude mesquinha daquela mulher, mas agiu baseada na grandeza de sua própria alma.
Este é um bom princípio de vida. Ou agimos por princípios, ou agimos por impulsos. Ou governamos nossas emoções ou somos governados por ela. Ou usamos o dinheiro, ou o dinheiro nos usa. Ou agimos diante das provocações ou reagimos. Elie Wiesel, que experimentou as agruras dos campos de concentração, afirmou que a grande questão não é o que fazem conosco, mas o que fazemos com aquilo que fazem conosco.
Este também é um bom princípio espiritual. A Bíblia afirma que Jesus, como uma ovelha muda foi levado perante seus tosquiadores, mas não abriu a sua boca; na cruz, sendo fustigado por seus algozes ainda foi capaz de orar pedindo ao Pai celeste para que os perdoassem, porque não sabiam o que faziam.
Só pessoas com grandeza de alma podem dar grandes e inusitadas respostas, já que não agem por pressão, nem por popularidade, emoção ou acidentes de percurso, antes, sendo capazes de romper o ciclo pernicioso do mal, não permitem que ele se perpetue por meio de ações/reações, de mútuas acusações e defesas.
A grande verdade é que "todos vivemos sob o mesmo céu,
mas nem todos tem o mesmo horizonte!" (Konrad Adenauer). A maneira mais eficiente de mudar a atitude de alguém é mudando nossa própria atitude. Afinal, como bem se expressou Einstein: "Fraqueza de atitude sempre é sinal de fraqueza de caráter." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário