segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Jogando o lixo fora

Assim como colocamos de lado a velha agenda do ano que se passou e passamos a usar uma nova, seria interessante que, ao começar um novo ano, pudéssemos jogar no lixo papéis e objetos sem importância. Nossas gavetas precisam ser esvaziadas, o guarda roupa precisa de mudanças, existem coisas que foram muito importantes, mas que agora já não interessam mais.
Simplificar, esvaziar, reorganizar, nem sempre é muito comum no espírito capitalista cuja lei principal é: “tenha lucros, acumule, ajunte!”. Esvaziar gavetas, reorganizar armários pode ser uma atitude agradável e deve ser praticada.
Esta atitude, porém, aponta para um aspecto simbólico ainda mais importante: precisamos esvaziar sentimentos recalcados, experiências podres e doloridas, ressentimentos, que são sentimentos antigos. Tirar coisas do velho armário pode apontar para a necessidade de doarmos, sermos generosos, repartir.
Por causa do meu trabalho já fiz várias mudanças de domicílios. Uma destas situações, porém, foi inusitada. Fazia muito frio e nevava no dia em que estávamos carregando o caminhão de mudança. Amigos vieram nos ajudar a colocar móveis, sacolas e caixas dentro do baú. A nova cidade ficava cerca de 500 kms de distância, e pretendíamos entregar o caminhão ainda no outro dia.
Chegamos cansados ao novo endereço, acompanhados de um amigo especial da família que resolveu nos acompanhar e nos dar apoio. Ele era uma pessoa muito querida e deixá-lo para trás foi uma das coisas difíceis naquele momento de nossa vida. Ao chegarmos ali, mesmo cansados, resolvemos descarregar o caminhão, e começamos a rir de um cômico fato que estava acontecendo. Como muitas pessoas nos ajudaram a carregar o caminhão, alguns sacos de lixos e caixas que deveriam ser descartadas, vieram juntos na mudança. Mudamos para uma nova casa, mas trouxemos o lixo da antiga. Levamos conosco aqueles indesejáveis sacos de lixo.
Penso que esta é uma boa alegoria da vida. Queremos mudança, mas não abrimos mão do lixo de nossa história, de nossos arquivos mortos, de memórias improdutivas, de traumas vivenciados. Os anos mudam, a gente muda, mas a mente e o coração continua azedo e mal resolvido, culpando amigos, a vida e o próprio Deus. Fernando Pessoa afirma: “Ser feliz é deixar de ser vítima das pessoas e ser senhor da sua própria história”.
Que neste ano, os indesejados sacos de lixo de memórias imprestáveis, de relacionamentos depressivos, possam ser jogados fora. Aproveite para limpar seu guarda roupa, esvaziar as gavetas entulhadas de parafusos, fios e papéis absolutamente desnecessários. Jogue fora o lixo, mas dê um pouco do muito que você tem recebido. Você vai entender então, o significado do que Jesus ensinou: “Mais bem aventurado é dar que receber”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário