segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Instituição ou Relação?

Não é raro encontramos casais vivendo juntos longos anos, tendo vida compartilhada, finanças em conjunto, criando filhos, mas que deliberadamente decide não se casar ou estabelecer qualquer vínculo oficial, seja ele civil ou religioso. Li até um comentário que dizia: “Vivemos juntos e felizes por 25 anos, e depois nos separamos”. E o interlocutor pergunta: “Por que se separaram?”. A resposta foi: “Decidimos nos casar!”
Muitos insistem em não se casar porque acreditam que o casamento, enquanto instituição, é muito complicado. O que a maioria não entende, é que viver juntos, cria vínculos legais e de direito, gera envolvimentos afetivos e compromissos emocionais, quer queiramos ou quer saibamos ou não destes fatos. Numa eventual separação, existem indenizações e compensações claramente previstas pela lei, e dores emocionais.
Por outro lado, ao contrário do pensamos, o problema não é a instituição, mas a relação. Um casamento não é mais nem menos complicado que a relação de amasiado. O problema não é o casamento em si, e as coisas não se tornam difíceis porque se tem um papel, mas porque é realmente difícil viver junto... Isto se dá por causa de nossa complexa natureza e pela tendência que temos em exacerbar nosso narcisismo, egocentrismo e individualismo. O grande desafio tem a ver com aquilo que somos, o nosso jeito de agir e pensar, isto complica grandemente a caminhada a dois. Duas pessoas vivendo juntas, com ou sem a formalidade da instituição, tem o grande desafio da abnegação, entrega e liberalidade, afinal, possuem formação social e cultural diferentes, personalidades e hábitos distintos, o que é um grande potencial de desagregação. Manter um relacionamento funcionando a contento exige disposição diária de perdão e diálogo.
Dan Doriani afirma que “a tendência para desapaixonar é tão forte, que os psicólogos dizem que devemos ver uma boda de ouro como veríamos um cachorro andando com duas pernas. Não devemos avaliar se foi bem feito, mas nos admirar que tenha sido feito”.
Ao contrário do que podemos pensar, não é a instituição que dificulta a caminhada de um homem com uma mulher, mas a indisposição em querer cultivar tal relacionamento. A ruptura de um vínculo de casal, oficialmente casado ou não, é sempre complexa porque envolve quebra de sonhos, desmantelamento de projetos, rompimento quase sempre dolorido para uma das partes, e em alguns casos, para ambas as partes.
Por que tememos a institucionalização? Que mensagem ou que motivos nos levam a tal posição? O que ou a quem tememos? O que nos assusta? Talvez se encarássemos de forma honesta e profunda estas questões, sem acharmos de que trata de um discurso moralista ou legalista, poderíamos até continuar amasiados, mas responderíamos num nível mais profundo angústias e complexidades que precisam ser tratadas, e que se não forem, certamente vão aflorar na caminhada a dois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário