terça-feira, 21 de junho de 2011

“Se quiseres, podes purificar-me”

“Se quiseres, podes purificar-me”
Mc 1.40

Sempre me impressiono com a objetividade e simplicidade do Evangelho. Este texto nos afirma: “Um homem afligido com lepra, se aproximou de Jesus e lhe suplicou de joelhos: “Se você desejar, pode me purificar!”. Tocado pela compaixão, Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, seja purificado!”. Instantaneamente a lepra o deixou, e ele foi purificado”. Simples assim.
O Deus que se revela em Jesus, nos mostra esta capacidade de lidar diretamente com orações e súplicas objetivas. Certa vez Jesus deu uma resposta estranha ao clamor de um cego: “Queres ser curado?”. Ora, porque Jesus pergunta a este homem se ele quer ser curado? Não parece óbvio demais?
E a resposta a isto pode ser dada da seguinte forma: “Claro que não!”. Infelizmente muitas vezes gostamos de usar nossa doença para estranhos fins. Há pessoas que gostam da depressão, porque através dela manipulam os outros; existem alguns que gostam de tomar remédio, a hipocondria preenche um patológico anseio de ser visto, de gerar dó nos outros. Muitas vezes não queremos romper com nossa miséria, porque ela é doentiamente usada por nós.
Mas quando nos aproximamos com sincero coração e objetivamente diante de Deus dizendo: “Se quiseres, podes purificar-me!”, vamos encontrar em Jesus sua amorável resposta: “Eu quero!”.
Milagres nas Escrituras tem uma característica interessante: Deus quer restaurar a nossa normalidade. Coxos são curados: O andar manco, trôpego, indeciso é restaurado pelo toque de Cristo. Cegos vêem: A visão confusa ou mesmo a ausência de luminosidade pode ser restaurada pelo toque de Cristo. Paralíticos andam: Gente em constante dependência, depende e precisa ser carregado por outros, mas em Cristo é capaz de se movimentar com suas próprias pernas. Surdos ouvem: Aqueles que perderam a capacidade de ouvir o que pode libertá-la, cujos ouvidos são incapacidades de aprender, de julgar e agir, agora são abertos pelo toque miraculoso de Cristo. Mortos ressuscitam: Pessoas que já não conseguem ter vida, que andam como mortos-vivos, são restaurados pelo encontro com Cristo. Todos nós, de certa forma, tortos, impotentes, cegos, coxos, nus, podemos ter nossa vida restaurada, quando dizemos a Deus que queremos ser curados e ouvimos sua palavra de autoridade dizendo: “Eu quero: seja purificado!”.
E você? Quer ser purificado? Por que você não diz a Jesus, de forma objetiva e simples o que você precisa?

Um comentário:

  1. ola rev Samuel. sou alzira de Angola-Africa e gostaria de dizer que tive contacto com suas msgs audio em 2009 e desde entao tenho sido abencoada por cada uma delas. Deus seja louvado por seu ministerio! Obrigada pela maneira simples e inteligente com que tem sido usado p ensinar as verdades biblicas.Deus o abençoe e a sua familia

    ResponderExcluir