sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Como aproveitar a tristeza

Certo fazendeiro que plantava laranjas na Flórida foi arruinado na geada de 1895 e então resolveu mudar-se para Cuba a fim de ali recomeçar a vida. Neste novo país conseguiu desenvolver uma qualidade de laranja azeda e nativa que era capaz de produzir o ano inteiro. Isto o transformou num milionário e ali foi condecorado pelo governo cubano por sua contribuição àquela nação. A tragédia, neste caso, se tornou em novas oportunidades. A tristeza e perda foram a causa motriz de seu sucesso.
“Não há mau tempo; o que há são diferentes qualidades de tempo bom” (Ruskin). O nosso mundo enfrenta muita imperfeição, muitas delas causadas pela atitude humana com a forma de viver. Muitas destas tempestades nos atingem em cheio. Unamuno, filósofo espanhol afirmou: “Sou humano, e tudo que diz respeito a humanidade, diz respeito a mim”. O salmista Davi que refere-se a Deus como Bom Pastor afirma: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo”. Apesar dEle ser o nosso pastor isto não nos livra do vale da sombra da morte, mas ali experimentaremos a sua consolação.
“Deus está fazendo o que sempre faz. Ele está nos ajudando a tirar algum bem do mal, a criar um novo mundo deste velho mundo. Ele fez isso mesmo na cruz. Jesus tomou a pior coisa que lhe poderia acontecer – sua morte – e fez dela a melhor coisa que poderia dar ao mundo – a redenção... ele está nos ajudando, fazendo com que o pior sirva ao melhor” (E. Stanley Jones).
A Zona do Caribe é considerada uma das áreas de maiores tempestades do mundo. Pilotar ali muitas vezes é um grande desafio. Certo piloto ao ser indagado se os ciclones seriam o maior desafio de um vôo na região respondeu: “Não; podemos até mesmo aproveitar os ciclones. Eles se movem vagarosamente no seu centro; de modo que colocamos o avião nas margens dele, e, assim, temos atrás de nós um vento de cem milhas; ao regressar, tomamos a outra margem do ciclone. Aproveitamos desta forma o ciclone tanto na ida como na volta”. O problema, porém, é quando resolvemos viver no centro do ciclone. Ali os ventos são tão imprevisíveis e violentos, que nenhuma lógica pode funcionar.
O Livro do profeta Naum é um dos menores da Bíblia. Por isto ele é também classificado como um dos “profetas menores”. Neste livro existe uma afirmação sobre Deus que sempre me chama a atenção: “O Senhor caminha no meio da tempestade e da tormenta”. Quando isto acontece, o vale da aflição torna-se a porta da esperança. O que resolve tudo é a hermenêutica que fazemos de nossa vida, isto é, o modo como recebemos isto ou aquilo, e não o que nos sobrevém. “Um bocado de fé levará sua alma para o céu, mas uma tonelada de fé trará o céu à sua alma” (Moody).

Nenhum comentário:

Postar um comentário