Certa família tinha um filho muito temperamental, que não gostava de cumprimentar as pessoas. Certo dia encontraram com o porteiro do prédio e a mãe, insistia para que ele dissesse pelo menos um alô, mas ele permaneceu emburrado e calado e quando a mãe lhe perguntou por que ele agia daquela forma, ele respondeu assertivamente: “Não gosto de dizer oi.”
Certo homem argumentou que este negócio de dizer “bom dia” e “boa tarde”, são meras convenções sociais, inúteis, porque são incapazes de transformar a vida de uma pessoa. Ele defendia a ideia de que um bom dia não muda o dia de ninguém, então não fazia sentido dizer bom dia! Mas a pessoa ao seu lado comentou: “Nós não dizemos bom dia para mudar o dia do outro, fazemos assim porque isto é uma questão de educação, boas maneiras...”
Na verdade, muitas pessoas não se preocupam ou não querem interagir, seja por causa da timidez, arrogância ou elitismo. Na verdade, a timidez é quase sempre interpretada como arrogância. Muitas pessoas não respondem porque estão ocupadas, estressadas, distraídas, ou simplesmente alheias. A regra é manter a postura educada mesmo que não haja retorno. Se você iniciou a saudação e não houve resposta, não há problema, você fez a sua parte. Um aceno de cabeça, um pequeno sorriso, ou um olhar amigável podem ser formas de saudação não verbais que você pode oferecer. Isso demonstra abertura sem exigir uma resposta verbal.
Agora, se você é a pessoa que não quer dizer oi, é importante considerar o conceito de "depósito emocional", uma metáfora poderosa, popularizada por Stephen Covey em seu livro "Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", para descrever a confiança e a segurança que se constroem em qualquer relacionamento humano. Toda pessoa com quem você se relaciona (seu cônjuge, filhos, amigos, colegas de trabalho, familiares) tem uma espécie de "conta bancária emocional" com você. Os "depósitos emocionais" são todas ações, palavras e atitudes positivas que você investe no relacionamento. Cada vez que você faz um depósito, você aumenta o saldo da conta, fortalecendo a conexão, a confiança e o bem-estar mútuo.
Bons exemplos de depósitos são gentileza e cortesia: Tratar o outro com educação, respeito e consideração, mesmo nas pequenas coisas, compreensão e empatia, tentar entender o ponto de vista do outro e validar os sentimentos da pessoa e apreciação genuína, expressando gratidão e reconhecimento pelas qualidades e esforços do outro, bem como os pequenos atos de serviço.
Os "saques emocionais" são as atitudes negativas, desrespeitosas, negligentes ou egoístas que diminuem o saldo da conta emocional. Cada saque enfraquece a confiança e pode gerar ressentimento, um saldo alto na conta emocional significa que há muita confiança e boa vontade entre as pessoas, quando o saldo é alto, o relacionamento é mais resistente a conflitos e dificuldades. Pequenos desentendimentos podem ser superados facilmente.
Por isto é importante dizer Oi. Muitas vezes estamos cansados, passando por momentos difíceis, mas gentileza sempre gera gentileza. "Depósitos emocionais" devem ser construídos de forma consistente e intencional, mantendo relacionamentos saudáveis, fortes e duradouros, onde as pessoas se sintam amadas, respeitadas e valorizadas.
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