terça-feira, 29 de novembro de 2022

Melhor pedir perdão que pedir permissão



 

Não raramente tenho ouvido que é melhor pedir perdão do que pedir permissão. Esta frase é correta? Vale a pena se inspirar nela? O que você pensa acerca disto?

 

Não se sabe ao certo o autor da frase, mas pessoas inovadoras e criativas quase sempre ousaram cruzar a fronteira e limites impostos por sistemas fechados e conservadores e avançar. Muitos acreditam que pensar desta forma fomenta o senso de ação e até empreendedorismo. Este pode ser o lado positivo desta expressão.

 

Outros, porém, acreditam que se existe autoridade e hierarquia, a permissão é sempre necessária, porque caso contrário, você ultrapassará limites e arriscadamente entrará no espaço do outro. Não se pode invadir e entrar sem permissão onde você não foi autorizado, isto pode ser chamado de crime, em casos mais graves; e deselegância, em casos mais simples. Já tiveram a sensação de se sentir invadido por alguém que por falta de educação não soube pedir licença para empurrar o carrinho de compras dentro de um supermercado?

 

A verdade é que não se pode violar a intimidade ou privacidade de alguém, esperando que se algo der errado basta simplesmente pedir perdão. Agir sem o consentimento do outro, para tirar proveito é desrespeitoso, falta de educação, rispidez, aspereza e rudeza. Por outro lado, se há uma intenção positiva aliada à coragem, fazer sem permissão será uma atitude de ousadia e risco, e trazer frutos muito positivos. 

 

Pedir permissão é próprio de pessoas educadas, mas negativamente pode ser entendida como fraqueza, uma forma de colocar responsabilidade nos outros caso ocorra alguma falha ou insucesso e isto é fraqueza e pusilanimidade. Ao esperar por permissão, podemos nunca começar, e existe muita coisa que pode sem feita sem que tenhamos que pedir permissão e sem que seja necessário se arrepender, magoar outros, sofrer consequências e ter que pedir perdão posteriormente. Pedir perdão pressupõe que alguma ferida foi aberta. Pedir permissão evita sofrimentos e mágoas. A permissão é um sinal de educação, não é invasiva, faz parte do cotidiano de nossa vida.

 

Pedir perdão implica em um erro, então, se faremos algo que pode ferir e nos obrigar a pedir desculpas depois, é melhor não fazer. Quem pede permissão não precisa pedir perdão.

 

Podemos afirmar, portanto, que esta frase pode ser correta e positiva em algumas situações, mas ser infeliz e desastrosa em outras. Muitas vezes é necessário pedir permissão antes de fazer; outra vezes, fazer o que deve ser feito, antes de qualquer autorização, pode estar relacionado à criatividade, imaginação, ousadia e iniciativa. Avalie com sabedoria quando e em que situações ela poderá ser aplicada. Prudência e caldo de galinha nunca fizeram mal a ninguém.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário