quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Sua falta de fé é perturbadora

 

 


A conhecida série Star Wars (Guerra nas Estrelas) conseguiu arrastar uma multidão de fãs e atrair um número muito grande de admiradores. A trilogia levou cerca de 30 anos para terminar e seu conteúdo é marcado por diálogos inteligentes. A saga foi escrita por George Lucas, sob a orientação do maior mitólogo do mundo, Sir Joseph Campbell, e é carregado de símbolos e lendas.

 

Um dos trechos mais interessantes do filme acontece entre Luke, que diante de tantos reveses afirma para Yoda. “O meu grande problema é que eu não acredito”, e Yoda responde: “É por isso que você fracassa. Sua falta de fé é perturbadora”, ou, conforme o texto em inglês: “Estou muito preocupado – com sua falta de fé”.

 

Elben M. Lens César afirmou: “Toda vez que se fala na evolução não como método divino de operação, mas como jogo de forças do acaso; toda vez que se encarece a relatividade como uma deusa; toda vez que se profetiza o enclausuramento do homem nas garrafas da cibernética; toda vez que se pretende, com  a técnica, substituir plenamente a natureza; sim, toda vez que se encaminha par a afirmação de uma auto-suficiência humana, pretensiosa e injusta, ficamos no ar.”

 

Basta ter acesso a alguns dos mais celebrados cientistas e filósofos, que na sua introspecção caminharam para o secularismo e a descrença, para perceber quão malévolos foram os resultados do secularismo nas suas almas. Seja Sartre, Nietzsche, Camus, Jaspers, todos estes que de alguma forma pretenderam eliminar a ideia de Deus, penetraram num universo de sombras e escuridão, náusea, nihilismo e desespero. A falta de fé é perturbadora e seu resultado é o absurdo e a angústia.

 

A supressão de Deus rouba do homem uma das suas dimensões essenciais: o Desejo de transcendência. O anseio pelo infinito. Independentemente da formação cultural das sociedades, sempre perceberemos a dimensão da sobrenaturalidade. Por esta razão, o matemático e filósofo Blaise Pascal afirmou que “o homem tem um vazio do tamanho de Deus.”

 

Talvez seja isto que esteja no cerne da falta de sentido e angústia de muitos. Eventualmente são pessoas bem sucedidas, vendem uma imagem de sucesso e realização, mas há um senso de vacuidade não explicável que precisa ser encontrado. Falta uma dimensão mística, uma resposta espiritual. Ela é disponível e real.

 

Jesus percebeu nitidamente isto nas pessoas que andavam ao seu redor. Há um relato do Evangelho que afirma que ele se compadeceu delas por serem “como ovelhas sem pastor.” Jesus oferece um convite: “Vinde a mim todos cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei.” Para você, cuja alma é marcada pelo secularismo, eu diria: Por que não tentar se aproximar de Jesus. Seu convite é de graça! Sua oração “sem fé”, mas marcada por um fio de esperança, pode revolucionar sua existência.

 

Milton Nascimento parece desesperar-se por uma fé, mesmo que desconexa, ao afirmar:

Agora não pergunto mais pra onde vai a estrada
Agora não espero mais aquela madrugada
Vai ser, vai ser, vai ter de ser, vai ser faca amolada
O brilho cego de paixão e fé, faca amolada”


Não é desta fé que estou falando. De uma fé “faca amolada”. Esta atitude é também preocupante. Fé na fé. Fé em substitutos de Deus. Fé em falsos deuses ou mesmo uma fé em si mesmo não é o tipo de fé que pode te orientar. Esta é a proposta da auto ajuda, mas como ter fé em si mesmo, se as emoções estão desequilibradas e o mundo caótico? Confiar em si quando o mundo interior está em ruinas. Esta é uma forma mágica de pensamento, do tipo da pessoa que nego que tenha câncer apesar dos exames afirmarem que ele existe, acreditando que o câncer desaparecerá.


Jesus foi muito específico: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus, creiam também em mim” (Jo 14.1). Ele não diz para crermos em qualquer coisa, mas delimita o objeto da fé: Crer nEle, e crer em Deus.


O versículo central da Bíblia encontra-se no Sl 118.8. Antes e depois encontramos a mesma quantidade de versículo. Sabe o que o centro da Bíblia ensina? “Melhor é buscar refúgio no Senhor, do que confiar no homem”. Isto é fé em Deus. Ela traz paz e serenidade.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário