sábado, 17 de setembro de 2022

Autoengano

 




 

O autoengano é um fenômeno mais comum que imaginamos. Ele pode variar desde o pensamento mágico, de que as coisas serão como penso, até a autossabotagem - uma forma inconsciente de autopunição. Nesse processo a pessoa conspira contra si mesma, impedindo o próprio crescimento emocional ou profissional.

 

Um ditado popular diz que “a mente da gente mente pra gente constantemente.” Podemos fazer leituras equivocadas sobre a vida ou mesmo julgar os outros erroneamente por causa de lentes culturais, morais ou pelas impressões parciais que construímos. Nossos construtos psicológicos podem afetar nossas leituras sobre o que vemos, percebemos ou ouvimos.

 

É claro que podemos ser enganados por pessoas desonestas e mentirosas, mas o mais estranho é sermos enganados por nós mesmos. Não é raro fazermos inferências ou declarações e mais tarde nos assustarmos com a descoberta de que estávamos completamente equivocados sobre algo ou alguém. Isso gera a reflexão do tipo: “Não pensei isto antes... Não vi isto antes, apesar de estar tão claro...”

 

Santo Agostinho afirmou que a mente controla o corpo, mas a mente não controla a mente. Somos capazes de adoecer nossos corpos por causa da ansiedade ao despejarmos uma quantidade imensa de toxinas em nosso sistema respiratório. A mente é capaz de contaminar o corpo afetando-o significativamente, causando úlceras gástricas, câncer e infarto. Ora, a mente tem o poder de intoxicar o corpo.

 

Por outro lado e, curiosamente, quando tenta controlar a si mesma, a mente não consegue. Considere o pensamento agitado, o estresse, a preocupação e a insônia. Quem enfrenta essas disfunções não consegue dizer a si mesmo: “Não fique ansioso!” Esta não é uma equação tão fácil de resolver... pior ainda é ir para a cama repetindo: “Você precisa dormir!” porque o sono só vem quando a mente desiste de controlar e se deixa dominar pelo sono. A preocupação não resolve a insônia, pelo contrário, a faz aumentar. Quando ficamos ansiosos por causa da nossa ansiedade, nós nos tornamos mais ansiosos ainda.

 

O autoengano é sempre uma possibilidade. Ele se manifesta nas escolhas e decisões erradas que fazemos, nos maus investimentos financeiros, na dificuldade de ler corretamente as placas de sinalização da alma e nas percepções distorcidas da nossa ótica. Outro aspecto mais grave surge no engano de continuarmos julgando que estamos com a verdade, não mudarmos e permanecermos rígidos e inflexíveis em áreas da vida que exigem mudança.

 

O engano que nunca permite arrependimento, mudança e crescimento espiritual e emocional, certamente é o lado mais obscuro e prejudicial de uma mente que permanecerá errada achando que sempre esteve certa.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário