domingo, 29 de maio de 2022

Para onde você está indo?

 


 

O grande físico Albert Einstein, foi homenageado pela Revista Time como “O Homem do Século”, estava certa vez numa viagem de trem saindo de Princenton, quando o cobrador veio no corredor pedindo a todos que mostrassem seus bilhetes de passagem. Quando chegou perto de Einstein ele procurou nos bolsos de seu terno e não encontrou o bilhete, e a partir daí começou a procurar em todos os lugares, começando pelos bolsos da calça, sem sucesso.

 

Então ele abriu sua bolsa e procurou seu bilhete, olhou para a bolsinha da cadeira na sua frente, mas também não encontrou ali. Ele estava visivelmente constrangido com a situação, quando o cobrador, olhando para ele, gentilmente  procurou tranquilizá-lo dizendo: “Dr Einstein, eu o conheço, eu sei quem você é, eu tenho certeza de que você comprou seu bilhete. Não se preocupe com isto.” E em seguida saiu pedindo os bilhetes das outras pessoas, marcando cada um deles.

 

Quando, porém, o cobrador já estava se dirigindo para outro vagão, ele percebeu que o renomado físico, estava com as mãos no chão, agachado, procurando ainda seu bilhete debaixo dos outros bancos. Ele correu em direção ao velho cientista, tentando ajudá-lo a se levantar e reafirmando que tudo estava certo, que ele não precisava ficar preocupado, e reafirmou sua palavra: “Eu sei quem é o Senhor, eu estou certo de que você comprou o bilhete. Não se preocupe.” Neste momento Einstein olhou para ele e disse: “Meu jovem, eu também sei quem eu sou, mas estou procurando o bilhete para saber para onde estou indo.”

 

Esta é uma boa alegoria sobre a vida. Podemos saber quem somos, o que estamos fazendo, de onde viemos, mas não necessariamente saber para onde estamos indo. Nós precisamos de direção e propósito, não basta saber de onde viemos, mas é necessário saber para onde caminhamos.

 

Certa vez Jesus disse aos seus discípulos: “Não se preocupem em seus corações, creiam em Deus, creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, e vós sabeis para onde vou”. E um dos discípulos chamado Filipe respondeu: “Senhor não sabemos para onde vais, como saber o caminho?” E Jesus fez uma das afirmações mais seguras e diretas que podemos encontrar nas Escrituras Sagradas: “Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim.”

 

Não precisamos ficar inseguros, indecisos e incertos sobre o destino de nossa viagem. Sabemos que somos passageiros nesta terra, e que a morte é a coisa mais democrática da vida (atinge a todos); menos seletiva (não faz acepção entre raça, cor e religião e classe social) e a única coisa certa da vida. Ninguém sabe quando morrerá, mas basta puxar a senha e lá vamos nós. Certamente esperamos que a nossa senha demore mas uma hora virá.

 

Certo homem estava muito angustiado porque viu que muitas pessoas da sua cidade estavam morrendo, e resolveu se mudar para uma cidade pequena. Um dia conversando com uma pessoa bem simples, lhe perguntou: ”O Senhor pode me dizer se há muita morte nesta cidade?” E o camponês respondeu: “Não. Apenas uma para cada pessoa.”

 

“O que importa, não é a velocidade, mas a direção.” (João Calvino)

 

29 comentários:

  1. Sempre com sua sabedoria Divina, muito bom

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma reflexão muito nescesaria, saber que direção de sua caminhada.

    ResponderExcluir
  3. Estou indo pra casa de meu Pai.

    ResponderExcluir
  4. Reflexão muito importante

    ResponderExcluir
  5. Reflexão necessária a todos nós!👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão.👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  7. Precisamos estar sempre com isso em mente 🤔🙌

    ResponderExcluir
  8. Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus. Após 4.12

    ResponderExcluir
  9. Pastor Samuel, PARABÉNS!!!
    Como sempre, muito bom texto!
    Bom demais de ler!

    ResponderExcluir
  10. Fiquei lendo e refletindo nesse texto ,Pastor Samuel . Como é bom buscar a presença de Deus e estar em comunhão com o Pai .”Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade" (Pv 2:7).

    ResponderExcluir
  11. Maravilhoso mesmo esse texto

    ResponderExcluir
  12. Que Deus nos dê a capacidade de lutar contra nossas imperfeições, para que possamos um dia, passar com tranquilidade para o mundo espiritual.

    ResponderExcluir
  13. Fato é que nosso bilhete já está comprado, mesmo que não saibamos a data nem tenhamos certeza do destino. Mas necessário se faz esta reflexão.

    ResponderExcluir
  14. Uma grande verdade é um grande ensinamento!

    ResponderExcluir
  15. Excelente texto para reflexão !!!!! Precisamos estar sempre assegurados da presença do Pai em nossa vida ! Obrigada Pastor Samuel !

    ResponderExcluir
  16. Raquel de Paula Araujo3 de junho de 2022 às 12:25

    Excelente reflexão! Que estejamos prontos para o dia que Ele nos chamar …

    ResponderExcluir
  17. Excelente!!!! Que Deus nos ajude a nunca esquecermos da nossa verdadeira cidadania....e caminhar sempre com o coração voltado pra lá....a eternidade!!!!

    ResponderExcluir
  18. Excelente texto para uma boa reflexão, obrigado escritor, obrigado Rev.Samuel pela lembrança

    ResponderExcluir
  19. Muito bom o texto
    Estávamos falando exatamente sobre esse assunto

    ResponderExcluir
  20. Excelente pastor. Esse texto fechou com chave de ouro todas as aulas que tive durante a semana. Muito obrigada. Votos de ótimo final de semana e de muitas escritas como essa. O senhor torna nossos dias melhores. Que Deus o recompense de forma abundante. Abraço para o senhor e toda a família.

    ResponderExcluir
  21. Essa reflexão revelou tudo. Abraço pastor Samuel

    ResponderExcluir