domingo, 14 de fevereiro de 2021

O Corpo: Esta fantástica máquina!

 


 

Juiz de Direito em Brasília, Dr. Darci Alvim Pereira, um inestimável irmão com um profundo senso de humor e inquestionável integridade, deixou muita saudade quando partiu e não gostou quando instalaram computadores no tribunal. Certo dia, quando houve uma pane nos computadores, comentou ironicamente: “Sou muito mais eu. Minha cabeça já está funcionando há 61 anos e nunca perdeu a memória. O computador do Tribunal, com apenas 6 anos, já esqueceu tudo o que recebeu.” Você já parou para pensar quão fantástica é a máquina que você tem?

Em 2013 o Globo Repórter fez uma edição especial sobre o corpo humano: “640 músculos. Três bilhões de fibras nervosas. 30 trilhões de células vermelhas. A máquina perfeita dispara pelas ruas da grande cidade. E quem poderia detê-la? Um esqueleto leve como alumínio. Resistente como aço. E quatro vezes mais forte que o concreto. Somos um espetacular produto de engenharia por dentro e por fora. No centro de tudo, o coração. É a nossa sala de máquinas. Bombeia sangue através de 96 mil quilômetros de veias e repete a operação 40 milhões de vezes ao ano. E o mais espantoso: somos sete bilhões de exemplares. Únicos: nenhum igual ao outro.”

A tia-avó de minha esposa mora em Rio Claro-SP e está completando agora 105 anos. Na verdade, sua longevidade não é tão excepcional na família, já que todas as mulheres vivem muito - se minha esposa morrer antes de mim, suspeitem... eu certamente a matei!

Para escandalizar os leitores veganos, vegetarianos e naturalistas quero dizer que ela come muita comida e de péssima qualidade. No seu último aniversário, às 21H, ela estava comendo um prato de salgadinho com uma garrafa de coca-cola. Pensamos que ela iria passar mal, mas, que nada!! Dormiu bem e acordou ainda melhor. Olho para o seu corpo, sem grandes complicações, e fico admirado: que máquina fantástica!

105 anos trabalhando dia e noite. Todo o sistema digestivo funcionando bem, a memória sem falhar, as articulações dando conta do recado, o coração e todos os demais órgãos internos em pleno funcionamento. Nossos carros, com três anos começam a apresentar desgastes. As máquinas produzidas pelos homens, por mais perfeitas que sejam, sofrem obsolescência industrial. Entretanto, lá está o corpo humano. Nem percebemos sua grandeza, beleza e nem nos damos conta do seu funcionamento, a não ser quando sentimos dor.

Três mil anos atrás o rei Davi escreveu: “Pois tu formaste o meu interior, tu me teceste no seio de minha mãe. Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem; os meus ossos não te foram encobertos quando no oculto fui formado e entretecido, como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram me viram a substância ainda informe e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles, escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda. Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles!” (Sl 139.13-17).

 

É surpreendente como esta máquina tão incrível produza tanta beleza, harmonia e surpresas. Só um grande engenheiro seria realmente capaz de construir algo tão fenomenal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário