quinta-feira, 6 de junho de 2019

Feiura Mata!

Resultado de imagem para imagens feiura

Tenho uma amiga gosta de afirmar que feiura mata! Quando seus filhos ainda eram pequenos e começavam a ficar rabugentos e depressivos, ela mandava tomar um banho, vestir uma roupa bonita, dar uma volta na praça, tomar um sorvete e voltar para casa.

E antes que pudessem replicar, ela dizia: feiura mata...

Gente deprimida, mau humorada, chata, contamina o ambiente e destrói a beleza da vida. Gente assim só consegue encontrar o lado feio das coisas, a conversar sobre a vida dos outros, a reclamar do clima, do salário e do trabalho. Isto faz com que todo ambiente fique ruim. São pessoas nefastas, tóxicas.

Vinicius de Morais já afirmava: “As feias que me perdoem, mas beleza é essencial”. Existe uma beleza que encanta, em pessoas que possuem doçura no olhar, em conversar... recentemente eu e minha esposa fomos à Polícia Federal de Anápolis, que por ser um órgão público infelizmente espera-se que as pessoas sejam carrancudas e antipáticas, mas fomos recebidos por uma equipe tão atenciosa e cuidadosa, que, antes de sair, eu e minha esposa fizemos questão de elogiar uma por uma. Como não havia fila de atendimento naquele dia, ao ouvirem nossa apreciação, elas abriram a porta do chefe e disseram brincando: “fale isto aqui para nosso chefe!”

Se feiura mata, beleza dignifica!!

Existe ainda a beleza estética, moral, beleza de caráter, encantamento ao olhar a vida.

Um amigo me relatou que acordou numa soneca no sábado à tarde ouvindo uma belíssima ópera italiana. Como normalmente somos  acordados com sertanejo universitário e funk dos vizinhos no volume máximo, inebriado com aquele som ele ficou deliciando-se com aquela música da casa vizinha. Tomando coragem resolveu bater na porta do vizinho e elogiar a qualidade musical. Quando ele o atendeu, meu amigo percebeu que estava “chapado”, tinha bebida todas. Quando ele elogiou, o veio poético do vizinho surgiu, pois mesmo bêbado foi capaz de dizer: “A beleza está no coração daquele que a contempla”.

Não é esta uma grande verdade?

Só consegue ver o belo quem tem beleza interior.

A Bíblia afirma que “para o aflito, todos os dias são maus”. Para gente deprimida, o por do sol gera tristeza, o nascer do sol não tem beleza e a flor não encanta. O problema não está na natureza, nem nas coisas externas. Sem um correspondente interior, a vida não tem valor.

Creio que é neste sentido que minha amiga afirmou: “feiura mata!” Concordo plenamente com sua afirmação... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário