quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Respeite seu corpo

Resultado de imagem para imagens respeitar o corpo

O corpo humano é uma máquina maravilhosa e por esta razão preliminar já seria o suficiente para que cuidássemos bem dela.

O corpo humano possui uma maravilhosa bomba, que é o coração, que leva o sangue para todas as partes mantendo a vida em todos os órgãos. Possui o Sistema Nervoso Central, que dá os comandos em todas as áreas, fazendo maravilhosamente bem as sinapses e interagindo com os axônios, que são sensíveis e protegem o corpo todo das ameaças externas. Os órgãos internos exercem, cada um deles, uma função específica e agem para que nada se desequilibre. Já pensou na função do intestino? Do esôfago? Das glândulas supra renais? da hipófise? Seu olho, que máquina maravilhosa, com mais de cem mil veias. Surpreendente, não?

Para seu bom funcionamento, porém, o corpo precisa de manutenção. As engrenagens precisam estar funcionando bem, o coração precisa ter as artérias livres para oxigenar. Se você possui um veiculo pode levá-lo ao limite, sem manutenção adequada,  sem preocupação mecânica, sem trocar o óleo, sem fazer rodizio dos pneus, sem alinhamento, sem calibrar os pneus, mas você não faz isto porque sabe que seu sistema vai entrar em pane e a qualquer momento ele poderá te deixar na mão, fundir o motor, ou causar acidente.

Você acha que seu corpo é diferente?
O carro você pode repor, mas alguns danos que o corpo sofre, serão irreparáveis ou podem deixar sequelas que serão para todo sempre. Infelizmente você não pode simplesmente trocar uma peça por outra e está tudo bem. A troca aqui, mesmo quando possível, exige paciência para recuperação, desequilibra o organismo e em alguns casos trágicos pode sofrer rejeição e determinar seu fim.

Por esta razão, respeite seu corpo.
Ele precisa de manutenção, revisão, descanso. De vez em quando é preciso calibrar, trocar o óleo, levá-lo ao “mecânico”. Assim como um carro, o corpo também apresenta sinais de estresse. Se não estivermos atentos e tratar com cuidado, ele pode sofrer um colapso emocional, desestruturar as emoções, prejudicar seu funcionamento e parar de funcionar. E, ao contrário de um veiculo, se a máquina pifar de vez, não haverá possibilidades de restauração. É o fim!

Portanto, é preciso recarregar as baterias.
Deus sabia disto ao criar o ser humano. Por isto ele determinou o dia do descanso. Hora de parar, refletir, mudar as funções, deixar o corpo se adequar. Ambição, indisciplina, arrogância, excesso de atividade ou falta de atividade e o descaso são perigos constantes porque desrespeitam o ritmo do corpo, das emoções e da alma.
Aproveite as férias, descanse, mude as atividades. O corpo fala, o corpo grita, o corpo celebra. Ouça o seu corpo! Respeite o seu corpo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário