quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Está chegando o Natal!


Resultado de imagem para imagens a chegada do natal

Mais uma vez nos deparamos com a maravilhosa época do Natal! 
Eu gosto de tudo no natal. Os cânticos tradicionais, as árvores, os enfeites, os presentes, as celebrações... o clima natalino me atrai. Gosto de ouvir estas músicas até mesmo fora de época...tenho um playlist de músicas natalinas preparada por minha filha que estou  sempre ouvindo. Minha esposa, eventualmente estando comigo no carro, quer me matar por causa das velhas e tradicionais músicas, então, eu mudo a estação, apenas para retornar mais tarde...

Mas não foi sempre assim.
Talvez a infância pobre tenha sido uma das causas. Nunca enfrentei a fome, a escassez, a ausência de comida, sempre tivemos muita fartura em casa. Muita comida, plantações, criação de aves, verdura e fruta. Ambiente de roça. Mas o dinheiro era muito escasso.

Eu me lembro de uma situação que hoje acho até engraçada. Houve um período em que arroz se tornou artigo de luxo em nossa casa. Vocês já pensaram em quanto custa 5 Kg de arroz hoje em dia? Eu particularmente acho muito barato, mas não o era naqueles tempos. Então, minha mãe, excelente cozinheira, preparava canjiquinha de porco, e era uma delicia... até hoje amo este prato.

Sempre tivemos compromisso com a igreja evangélica. No natal, para não passarmos no esquecimento, minha mãe preparava (ela sempre foi boa costureira também), roupas novas. Este era o nosso presente. Não havia presentes de natal, mas isto nunca nos traumatizou, nem gerou revolta em nossa vida. Tudo era resolvido com um bom prato de macarrão e salada de maionese, prato especial do final de semana.

Mas a grande beleza do natal transcendia os limites econômicos. A igreja sempre celebrava o natal e sempre estávamos lá: participando do teatro, das cantatas, dos cultos que eram realizados no exato dia do Natal. Tudo se transformava em festa! O maior presente nós tínhamos: Jesus, o Filho de Deus nos foi dado! Glória a Deus nas maiores alturas e paz na terra a quem ele quer bem!

A magia do Natal transcende seus adereços e luzes. Aponta para algo eterno e transcendente, fala de temas distantes, fala de Deus assumindo a forma de uma criança, fala de magos que saem do Oriente para entender o sinal que viram no céu, fala de pastores encantados com as vozes angelicais que ouviram...fala de promessas, sonhos, esperança, vida eterna.

Um feliz natal para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário