quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Fake News

Resultado de imagem para imagem fake news
Um dos grandes desafios da mídia social de hoje são as “Fake News”. O Portal Mackenzie a define como notícias falsas, mas que aparentam ser verdadeiras. Não é uma piada, uma obra de ficção ou uma peça lúdica, mas sim uma mentira revestida de artifícios que lhe conferem aparência de verdade.
Por haver um hiato na legislação sobre o assunto, a Polícia Federal poderá usar a Lei de Segurança Nacional (LSN), editada em 1983, para coibi-la nas eleições deste ano; e exigir a criação de uma nova lei para definir o crime e as punições aos infratores, já que existe uma “linha tênue dividindo o que é liberdade de expressão e crime”.  A Fake News pode causar muitos danos morais e ferir a integridade e a reputação de uma pessoa.
O que é interessante é que Fake News já possui uma legislação específica em um dos mais antigos códigos civis e morais do mundo: A Legislação Mosaica. No livro de Êxodo, um dos cinco livros da Lei do povo judeu, lemos o seguinte: “Não espalharás notícias falsas, nem darás mão ao ímpio, para seres testemunha maldosa” (Ex 23.1). Espalhar notícias falsas era severamente julgada, de acordo com o Pentateuco.
O Nono Mandamento é claro: “Não dirás falso testemunho contra o teu próximo” (Dt 5.20). Maledicência, fofoca, mentira encontram-se na mesma lista fundamental que ordena que não façamos imagens de escultura para nos curvarmos diante dela ou lhe dirigir nossas preces, deixar de honrar os pais, matar, roubar e furtar.
Por que Fake News é tão severamente julgada? Pela razão simples de que ela é altamente destrutiva e pode ser devastadora. Um nome jogado na lama, demora muito tempo para se recuperar, e causa muito sofrimento àquele que é difamado.
Precisamos nos encorajar a dar boas verdadeiras e boas novas, pois a Bíblia ensina que elas restauram até a alma. Aliás, a palavra “Evangelho”, significa exatamente “boas novas”. Que melhor boa nova pode haver de que Deus, por meio de Cristo, nos perdoa e nos convida para restaurar nossa amizade com ele, e termos vida eterna, independente da situação moral e espiritual que estamos vivendo? A novidade do Evangelho é boa e verdadeira. Nenhuma notícia pode ser boa se é mentirosa?
Ao falarmos de determinada pessoa devemos sempre perguntar: 
(a)- A informação é verdadeira? 
(b)- Ela edifica? 
(c)- Devo realmente contar? Mesmo quando as coisas são verdadeiras não significa que devem ser ditas. 

Não apenas o Fake News pode ser ruim, as True Newstambém, se não são ditas para edificação e com amor.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário