terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Se ao menos

Resultado de imagem para imagens se ao menos


Se ao menos...

Há anos, um famoso psiquiatra de Nova York, encerrando sua brilhante carreira, disse que uma das coisas que mais atrapalhava as pessoas era a expressão “se ao menos”. Ele afirma: “Muitos de meus pacientes tem levado a vida no passado, mortificando-se por causa do que deviam ter feito em várias situações: ´Se ao menos eu tivesse me preparado melhor para aquela entrevista...´ou, ´Se ao menos eu tivesse expressado ao chefe meus verdadeiros sentimentos...´”.
A sugestão que ele dá é a de usar uma técnica simples: Toda vez que tivermos vontade de usar a expressão “se ao menos”, deveríamos trocá-la por outra que demonstra atitude: “Da próxima vez eu vou dizer...”, ou “da próxima vez vou fazer aquele curso”, “da próxima vez vou agir de forma diferente”.
Segundo sua análise, esta atitude fecha a porta aos problemas, possibilitando-nos a dedicar mais tempo e reflexão ao presente e ao futuro, e não ao passado.

Existem seis frases que “se” repetidas, podem salvar um casamento:
1.            Seis palavras: Frase da humildade: Eu reconheço que cometi um erro”. A dificuldade de admitir o erro, pode sinalizar o fim da confiança. Não é fácil confessar, mas é terapêutico e restaurador.

2.            Cinco Palavras: Frase da valorização – “Você fez um bom trabalho”. A pessoa faz tudo certo o ano inteiro, sem receber um elogio, no primeiro erro surge a voraz crítica. Precisamos aprender a elogiar

3.            Quatro palavras: Frase da Apreciação – Qual é sua opinião?” Casamento é parceria, não rivalidade. Um completa o outro e o respeito pelo que o outro pensa fortalece os vínculos de forma poderosa.

4.            Três palavras: Frase da Afeição – Eu amo você!”. Declarar o amor retroalimenta o sentimento. Seja pródigo na afirmação e econômico na crítica negativa.

5.            Duas Palavras: Frase da Gratidão: Muito obrigado!” Se fossemos educados dentro de casa como somos para com os de fora, muita coisa mudaria positivamente.

6.            Uma Palavra – “Deus!” - Esta é a palavra central, insubstituível e inegociável. Se ao menos Ele estivesse no centro das coisas... Se Ele fosse considerado seriamente nas nossas decisões, se ao menos pudéssemos lhe dirigir uma prece honesta e sincera pedindo direção e sabedoria...
Atribui-se a Alexander Solzhenitsyn a seguinte frase: “Se ao menos houvesse gente ruim por aí, insidiosamente fazendo o mal e fosse necessário apenas separá-las do resto de nós e destruí-las. Mas a linha que divide o bem do mal passa pelo meio do coração de cada ser humano. E quem está disposto a destruir um pedaço de seu próprio coração?”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário