domingo, 25 de junho de 2017

O Perigo das boas intenções

Resultado de imagem para imagens boas intencoes
Muitos afirmam que o que importa são as boas intenções, isto é, se a atitude for intencionalmente boa, tudo está certo.

Será que tal afirmação é verdadeira?

Em seu livro sobre o mal, o pensador francês Michel Lacroix tem um capítulo justamente sobre “os fracassos da vontade do bem”. Ele faz uma pergunta angustiante, mas oportuna: “mesmo que queiramos o bem, teremos nós a possibilidade de o concretizar”? Lacroix vai além e questiona: “Será possível que, por uma espécie de maldição, a vontade do bem gere o próprio mal”?

Recentemente familiares da Maria Eduarda, uma menina de 13 anos que foi morta dentro da Escola Daniel Piza, no dia 30 de abril, durante confronto entre policiais e traficantes pediram ao governador do Rio o fim de incursões policiais na hora da aula, entre 6h e 18h, através de uma lei chamada Maria Eduarda, num raio de até 3 quilômetros de escolas.

Não é difícil entender a dor da família neste angustiante quadro, mas boas intenções não são suficientes para resolver o complexo problema da violência urbana. A entrada em vigor desta hipotética lei transformaria os entornos das escolas em verdadeiros espaços da bandidagem. Quando a polícia chegasse, eles correriam para perto do colégio!
Muitas boas intenções ficam vazias se não estiverem acompanhadas de atos que as transformem em realidade. A utopia econômica é uma delas. Muitos teóricos sem conhecimento de causa, fazem de planos mirabolantes a sua causa, sem considerarem as complexidades relacionadas ao assunto.
Embora muitos das boas intenções sejam realizadas pensando no que é melhor, é possível que o resultado final não seja o esperado. Muitas vezes tomamos decisões com base em sentimentos e, carregados de ingenuidade, pensamos que tudo é possível se for feito de coração. A realidade, porém nos revela que apesar das boas intenções, nossas ações impensadas podem causar muitos danos.

Boas intenções quando não acompanhadas de conhecimento, podem se tornar perigosas e prejudiciais. Muitos afirmam: “Basta ser sincero”, mas a “sinceridade errada” é um desastre. Muitas mães, sem o saber, causaram graves infecções e morte em seus filhos no interior de Minas Gerais, porque a cultura rural do leste daquele Estado afirmava que o umbigo da criança recém nascida cicatrizaria melhor se aplicasse “esterco de boi”. Estavam sinceramente errados.


Daí o conhecido ditado: “O inferno está cheio de boas intenções!” e o axioma jurídico: “A ignorância da lei não isenta o culpado”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário