segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

A importância da Adversidade


No deserto do Arizona, um filantropo americano decidiu realizar um projeto controvertido. Ele financiou um grupo de pesquisadores para construir uma bioesfera, simulando a vida num planeta hostil, e a transformou num espaço habitável completamente isolado do resto do mundo. Dentro de suas paredes impermeáveis de vidro, este grupo de pessoas procurou viver com autossuficiência de plantas, animais, comida e água, tudo sem precisar do mundo exterior. Eles queriam demonstrar que se tal comunidade fosse bem sucedida , a experiência poderia ser repetida em outros planetas.

O sucesso do projeto permanece em questionamento, apesar de muitas descobertas se mostrarem interessantes. Foi possível fazer colheitas de grão e determinados animais conseguiram se adaptar, certas espécies de arvores, como o choupo-do-Canadá se desenvolveram bem na bioesfera, crescendo com aparente vitalidade. Contudo, estudos posteriores revelaram que seu tronco era extremamente frágil, sem correntes de ar, a árvore não se tornou capaz de enfrentar os ventos. Tinha altura, mas não resistência.

Esta é uma boa ilustração de que viver numa redoma não é psicologicamente saudável. Somos uma geração que detestamos qualquer dor e não sabemos lidar com perdas e lutos, entretanto, situações de adversidade e oposição são  essenciais para o desenvolvimento do caráter provado e de uma vida equilibrada.

A Bíblia afirma que “A tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança”(Rm 5.3,4). Os eventos adversos nos tornam resilientes, gerando a mesma capacidade que determinados corpos apresentam de retornar à forma original, após serem submetidos a uma deformação elástica, ou, de se recobrar facilmente e se adaptar às pressões e mudanças. Por mais salutar que possa parecer, tentar evitar que os filhos sejam protegidos de todas as intempéries não é realista, nem gera perseverança e experiência. Ventos fortes, oposição, contrariedade, nos transformam em pessoas fortes, e não necessariamente em gente cínica e traumatizada.

Embora saibamos que muitas dores podem ser evitadas, porque decorrem de más escolhas e decisões equivocadas, muitos males advém da realidade do mal ao nosso redor. Uma família disfuncional traz muitos danos psicológicos aos filhos, com sérios desdobramentos nas futuras gerações. Outras vezes, porém, o sofrimento paradoxalmente advém da integridade e justiça. Por isto somos encorajados pelas Escrituras: “Se, quando praticais o bem, sois afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus”(1 Pe 2.20).

O apóstolo Pedro escreveu estas palavras para uma comunidade nos primórdios do cristianismo, que estava sob enorme pressão e antagonismo, não porque estivesse fazendo algo errado, mas porque decidiu agir honestamente com sua consciência. 
 
Naturalmente nos assustamos quando a adversidade surge por causa da integridade. De qualquer forma, a oposição nos assusta, sejam quais forem as suas razões. Apesar de  ficarmos estremecidos, deveríamos entender que as raízes de uma árvore se fortalecem na medida em que enfrentam tempestades e fortes ventos. Árvores da montanha se tornam muito mais fortes, e aprofundam suas raízes, porque precisam se fortalecer diante das intempéries.

As árvores da bioesfera conseguiram crescer, mas se tornaram raquíticas porque suas raízes eram superficiais e seus troncos frágeis. Então, não se assuste com as dificuldades de hoje, porque podem moldar seu caráter, fortalecer seus valores e forjar sua personalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário