quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Proatividade


No Wikipedia, a palavra proatividade é definida como “o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. Segundo Meiry Kamia, o comportamento proativo é definido como sendo um conjunto de comportamentos extrapapel em que o trabalhador busca espontaneamente por mudanças no seu ambiente de trabalho, solucionando e antecipando-se aos problemas, visando a metas de longo prazo que beneficiam a organização. Suas principais características são: (1). Busca ativa por oportunidades de mudança; (2). Planejamento e execução de ideias; (3). Enfrentamento de obstáculos.

Proatividade tem a ver com iniciativa, diligência, vontade de fazer as coisas, determinação. O contrário é indolência, acomodação e negligência. A Bíblia diz que “pela muita preguiça desaba o teto e pela frouxidão das mãos goteja a casa”.

Não é nada fácil trabalhar com pessoas que só fazem as coisas se forem mandadas ou forçadas. Elas não querem fazer ou não sabem fazer. Certa mulher ao entrevistar candidatas à doméstica em sua casa, tinha o hábito de colocar uma vassoura caída no chão na entrada da cozinha, onde ela faria a entrevista. Se a pessoa pulasse a vassoura e não se importasse em pegá-la e colocá-la num lugar mais adequado, não servia para a função.

O proativo se antecipa, percebe as necessidades, vai além da sua função, faz as coisas acontecerem.

Existe a conhecida charada de três sapos que estavam agarrados a um tronco no meio do rio. Um deles decidiu pular na água, então, quantos ficaram no tronco? Pense bem antes de responder, porque a resposta não é tão fácil quanto parece. Ficaram três, porque um apenas decidiu pular, mas não o fez. Ele apenas pensou em fazer, mas não o fez.

Esta é a realidade de muitos que decidem assumir determinadas posições, mas não o fazem. “O inferno está cheio de gente de boa intenção”, pessoas que queriam fazer mas não fizeram.  A maior parte dos erros não se dá por escolhas erradas, mas por procrastinação, indecisão, omissão e medo de errar que nos leva a não adir da condição que nos encontramos.

Provérbios 14.4 declara: “Não havendo bois, o celeiro fica limpo, mas pelo mexer dos bois há abundância de cereais”. Sem bois não há movimento, nem desordem, mas também não há produção, colheita e fartura. Um boi dá muito trabalho, mas gera riqueza, produção e colheita.
A pessoa proativa realiza, se movimenta, age. Não fica apenas observando o vento. “Quem apenas observa o vento, nunca colherá”. É necessário agir. Muito fracasso na vida advém do não tomar atitude, de não ir atrás das coisas, de não ser proativo.


Você é proativo ou está sempre procurando fazer o mínimo? Levar vantagem sem sacrifício, e ter sucesso sem trabalho? Apenas pessoas diligentes na vida são capazes de prosperar. Só colhe quem planta, e só se colhe aquilo que se plantou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário