quarta-feira, 20 de maio de 2015

Resiliência




O termo resiliência é emprestado da física e aplicado à psicologia humana. Na física se refere à capacidade dos materiais de resistirem aos choques e à pressão, mas retornarem ao seu estado anterior, mesmo depois de terem sido submetidos a estresse. Um exemplo disto é um tapete felpudo que quando pisado é amassado, em seguida volta ao seu estado natural.
Nas ciências humanas esse termo representa a capacidade de sobrevivência a perdas e traumas, quando mesmo diante de uma aguda pressão e angústia, determinadas pessoas são capazes de reconstruir a vida.
Resiliência pode ainda ser traduzida ainda como  estoicismo,   superação,  resistência e  recuperação. Pode se referir à capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão, situações adversas e extremas como o estresse, sem entrar em surto psicológico.
Saber enfrentar dificuldades é uma habilidade que deve ser desenvolvida. Diante das adversidades, todos podemos sofrer reveses e fracassos, ficarmos desencorajados e nos sentirmos ameaçados. Pessoas sem resiliência implodem e entram no estado de apatia, enquanto os resilientes sobrevivem, refazem suas forças  e saem incólumes. A mesma situação é catastrófica para alguns; para outros, no entanto, transforma-se em aprendizado. “Quando sopram os ventos da mudança, alguns constroem abrigos e se sentem seguros; outros constroem moinhos e ficam ricos” (Claus Möller). No fim das contas “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro). Uma antiga máxima diz: “O mesmo sol que derrete a cera endurece o barro”.
Na vida é preciso desenvolver a resiliência para conseguir ultrapassar fases. O parto é uma experiência traumática e dolorida, mas aponta para a vida em sua potencialidade; sair da adolescência para a fase adulta gera angústia, mas traz maturidade; sair desta fase e ir para velhice, é outra significativa mudança, cuja transição precisa ser feita com coragem e celebração. Quem não tem resiliência é chamado de "homem de vidro", pois se quebra diante de qualquer pressão. Muitos desmoronam por pouca coisa, outros são sempre pegos pelo óbvio da vida. Alguns se deprimem porque está chovendo, o filho vai viajar, precisam mudar de faculdade, levaram o fora da namorada, estão com gripe.
A verdade é que não adianta brigar com problemas. Se não os enfrentarmos, seremos destruídos por eles.
A resiliência não nega o estresse. Na física estes objetos são pressionados e marcados, mas tão logo o fato que gera o estresse é removido, sua natureza retoma ao que era anteriormente. Eles não ficam deformados porque pressionados, antes cedem sob pressão para, em seguida, retornarem à sua condição natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário