quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

O Melhor presente de Natal



É sempre um desafio comprar o presente adequado para as pessoas que amamos, começando dentro de casa, para a esposa (marido), filhos, pais. Já foi o tempo em que um carrinho de plástico, uma bola e uma simples boneca atendiam aos apelos e desejos dos filhos. Os presentes estão cada vez mais caros e sofisticados. Tênis custando R$ 999,00 e os tablets, Iphones, andróides facilmente dobrando esta cifra. De fato, não está nada fácil escolher o presente. E se você pretende comprar alguma lembrança para seus amigos, a tarefa ainda se torna mais complicada. O que comprar?
Criatividade é a palavra chave, mas não resolve facilmente a equação. Algumas pessoas são criativas, mas outras são péssimas para perceber e ter o “feeling” necessário. Conheci um marido tão frustrado com suas desastradas tentativas de comprar presentes, que decidiu não dar mais nenhuma lembrança nas datas especiais, mas ficava atento durante o ano para descobrir um presente, comprava e entregava imediatamente. No entanto, esta atitude pode ser frustrante quando o outro gosta do elemento surpresa e cria expectativas para datas especiais como aniversários, páscoa, dia dos namorados e natal – E quem não gosta de receber um presente nestas datas?
Dar presente pode ser um fiasco, quando aquilo que damos não possui qualquer ligação com o que o outro espera. Um presente mal escolhido transmite a idéia de desatenção aos desejos do outro. Um amigo meu comprou uma bicicleta para dar ao seu filho adolescente no natal, que era obcecado por sons, instrumentos e equipamentos eletrônicos. Ao receber o presente, ele disse sem nenhuma gratidão: “Isto aqui faz barulho?” O Pai voltou à loja para devolver o presente.
Presente é muito importante para determinadas pessoas. Algumas não ligam muito para detalhes, mas para outros isto é questão fundamental. Quando não há sintonia num casal, isto pode se tornar um grande problema. Muitos possuem uma linguagem de amor conhecida como “dar e receber presentes”. Se esta é a linguagem de amor de seu namorado (a), não se descuide porque isto pode trazer muito dissabor.
O melhor presente, porém, não tem a ver com coisas e seu custo final. O que conta mesmo é o valor agregado do gesto. Um presente apenas para cumprir tarefa, desacompanhado de outros gestos e atitudes, pode não valer muita coisa. Uma mulher recebeu um carro de presente do marido, mas o relacionamento dos dois estava passando por uma crise pesada. Ela disse que o que gostaria mesmo, é que ele se arrependesse de sua atitude, de sua rudeza e infidelidade, e voltasse o seu coração para ela. O carro, um grande presente, perdeu seu excepcional valor, por causa de outros fatores.

Um filho pode receber o presente do sonho para a maioria dos adolescentes, com todos os recursos modernos, e ainda assim, continuar distanciado e insatisfeito com seus pais. Presentes não substituem presença; carícia não substitui carinho. Uma simples lembrança num ambiente de amor causa impacto muito grande. Nem todos têm muito dinheiro para comprar caros presentes, mas todos podemos ter boas atitudes de amor que substituem a escassez dos recursos. Vale a pena o princípio da Bíblia: “Melhor é um prato de hortaliças onde há amor, que o boi cevado, e com ele o ódio”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário