quinta-feira, 1 de março de 2012

Dia da Mulher Presbiteriana

Resultado de imagem para imagens mulher presbiteriana


No segundo domingo do mês de fevereiro, comemora-se o Dia da Mulher Presbiteriana. A data faz parte do calendário oficial da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB). 

O dia da Mulher Presbiteriana foi instituído por ocasião do primeiro Congresso Nacional do Trabalho Feminino, em 1941, nas dependências da Igreja Presbiteriana do Riachuelo, Rio de Janeiro. O dia foi escolhido em homenagem ao aniversário natalício de Dª Cecília Siqueira, que, entre muitos outros cargos, foi a segunda secretária geral do Trabalho Feminino, permanecendo nessa função por mais de 15 anos consecutivos, de 1938 a 1954.

A primeira Sociedade Feminina formou-se no Recife, em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”, tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Sua primeira Presidente foi a Sra. Carolina Smith. A segunda SAF surgiu logo a seguir, em Rio Claro, São Paulo, no dia 08 de janeiro de 1885. A primeira Presidente foi Eulália da Gama. Após estas, muitas outras foram sendo organizadas e hoje encontram-se em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil.

O Dia da Mulher Presbiteriana é uma data para homenagear e agradecer às mulheres que dedicam tempo para orarem pelos pastores, jovens e a igreja em geral. Além de cuidar dos pobres, fazendo atos de caridades, e abençoando a vida de milhares de crianças e mães, com programas de orientação, integração e crescimento espiritual.

No quadriênio 2010-2014, o tema da SAF Nacional foi "Mulheres que Surpreendem". O moto oficial da SAF é "Sejamos verdadeiras auxiliadoras, Irrepreensíveis na conduta, Incansáveis na luta, Firmes na fé, Vitoriosas por Cristo Jesus.” Um lema que se encaixa ao trabalho de todas as mulheres presbiterianas.

Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.” ( Pv. 31.10).

Parabéns Mulher Presbiteriana!!1

Nenhum comentário:

Postar um comentário