domingo, 28 de dezembro de 2008

Auto Avaliação

Psicologicamente, final de ano é um tempo carregado de simbolismo e rituais para minha vida. Nesta época, além das leituras dos evangelhos relacionadas ao natal, gosto muito de olhar gavetas, guarda roupa e caixas para reavaliar o que precisa ser descartado e o que deve ser retido. A descoberta que faça sempre é que há muito entulho para se jogar fora. Muita coisa guardada não faz nenhum sentido ser mantida, a menos que você seja colecionador. Esvaziar gavetas e dar uma ajeitada nos armários ajuda-nos a colocar muitos esqueletos podres para fora de casa.
Nossa alma também tem predisposição para manter entulhos, ajuntar lixos. Não dá para ficar indefinidamente tentando preservar o que não pode ser mantido. Alguém afirmou que perdoar é largar o pescoço do ofensor. Ao avaliar seriamente a nossa vida, precisamos ter coragem de desentulhar nossos poços da alma, para descartar ressentimentos e amarguras, velhas receitas que transformam nossa vida num inferno.
Um dos mais notáveis pregadores de todos os tempos foi o Rev. Martin Lloyd Jones, conhecido orador londrino. De forma muito objetiva afirmou que “auto análise é boa, mas a introspecção é mórbida”. Gosto de pensar sobre isto.
Analisar nosso ano, nossa história, nossos relacionamentos ajuda-nos a entender onde estamos e como chegamos até este ponto. Ajuda-nos também a projetar: para onde vamos e como esperamos chegar até o nosso objetivo. A diferença de avaliação com introspecção, é que esta última tende a se tornar pessimista, carregada de culpa e uma armadilha para o nosso coração. Muitos são tão introspectivos que passam a levar a sua vida com seriedade demais e auto-julgamento excessivo.
Avalie! A Bíblia nos convida a “considerar o nosso passado”, a olhar o retrovisor e a perceber os equívocos históricos que temos cometido. Esta é uma boa época para fazermos isto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário