quarta-feira, 8 de março de 2006

Decepcionado com Deus

No seu excelente livro Disappointment with God (Grand Rapids, MI, Zondervan Publishing house), Philip Yancey desenvolve uma discussão profunda sobre a questão do silêncio e mistério de Deus. Com muita honestidade ele faz três perguntas que ninguém gosta de fazer em voz alta.

1. Deus é injusto? Neste item ele discute a questão que muitas vezes paira na alma humana. Muitas pessoas encontram enorme dificuldade em conciliar sua tragédia pessoal, dor e culpa com a idéia de um Deus bondoso. C. S. Lewis, ao discutir o problema do sofrimento, faz uma síntese desta questão ao afirmar: “para muitos Deus é bom mas não é Todo Poderoso, ou Deus é Todo Poderoso mas não é bom”.

2. Deus é silencioso? Muitos vêem Deus como um poder frio e distante, mais ou menos como um dos deuses representados no panteão romano. Estes deuses eram alheios às dores dos mortais. Mesmo o salmista parece experimentar esta angústia ao afirmar: “Desperta Senhor, por que dormes? Levante-se! Não nos rejeites para sempre” (Sl 44.23-24).

3. Deus está escondido? Muitos acham que Deus se oculta nas horas de maior necessidade. Imaginam o universo governado por uma força impessoal, cega e fria, conduzida pelo sortilégio, fatalismo a acaso. Para estes, se é que Deus existe, Ele é uma força distante, cuja face não será jamais revelada.

Elie Wiesel, conhecido judeu que foi levado para os terríveis campos de concentração na Polônia, narra um intrigante e terrível incidente acontecido naqueles centros de tortura. Alguém teria roubado a cozinha da Gestapo e os soldados nazistas queriam punir exemplarmente o erro e então exigiram que o ladrão se pronunciasse. Como o culpado não se manifestou, eles pegaram um idoso e uma criança e os colocou do lado de fora do prédio para morrer de frio no rigoroso inverno do Norte da Europa. No outro dia, inexplicavelmente a criança ainda respirava agonizante quando uma mulher, diante daquela cena angustiante, começou a gritar desesperadamente: “Onde está Deus? Onde está Deus?” Então, um dos idosos do grupo veio, abraçou a mulher e lhe disse: “Deus está ali!”, e apontou para a criança. “Por que se Deus não estiver ali, ele não se encontra em nenhum outro lugar”.

Muitas vezes temos decepções com a vida e responsabilizamos Deus. Mas este Deus também experimentou a dor, ao assumir nosso lugar na cruz. Se Deus não esteve com Cristo, na hora do sofrimento por ele experimentado, Ele não poderia estar em nenhum outro lugar. Certamente os caminhos de Deus são misteriosos, mas ele ainda anda no meio de nossa tormenta e tempestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário