A preocupação com o amanhã pode nos adoecer ao ponto de perdermos toda a alegria e espontaneidade. Por esta razão Jesus exortou seus discípulos: “Não vos preocupeis com o dia de amanhã porque o dia de amanhã trará os seus cuidados.” E Ele deu razões para não nos preocuparmos. Entre elas: “Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um minuto à sua existência?” Em outras palavras, a ansiedade não ajuda em nada. Por conta disso alguém já havia satirizado: “A ansiedade é tão eficaz para resolver problemas quanto mascar chiclete para solucionar equações matemáticas.”
Estatisticamente, 90% dos problemas que hoje nos consomem não trarão nenhuma
consequência para nossas vidas e, na semana que vem, nem sequer nos lembraremos deles. Em geral, sabemos destas informações, mas isso, infelizmente, não é capaz de resolver a preocupação que rouba nosso sono e alegria, causando úlcera e câncer.
Fiquei surpreso ao ler o livro do empresário do ramo de seguros nos EUA Paul J. Meyer, intitulado "Unlocking Your Legacy". Na obra ele relata que conseguiu vencer a ansiedade. Como um empresário com uma carteira de 5 milhões de dólares conseguiu tal proeza? Ele disse que três testes são o bastante para dissipar o problema:
1. Todos os fatos estão sobre a mesa? Isto é, todas as informações sobre o assunto foram consideradas e analisadas? Ao fazer isso, tem-se um olhar objetivo sobre a situação. E ao olhar dessa forma a ansiedade se dissipa. Em geral nós nos preocupamos porque não analisamos bem os fatos.
2. Eu realmente quero me preocupar com este assunto? Para estar de bem com a vida, permanecer saudável e ter paz interior, a preocupação não pode fazer parte da minha rotina. Então, ele decidiu não se deixar consumir pelas questões. Não podemos fazer da ansiedade um estilo de vida.
3.Deus quer que eu fique preocupado? Este é o teste final. Preocupação e confiança em Deus são excludentes. Ansiedade e fé são opostas. Ou seja, não podem andar juntas. Deus nos manda descansar e confiar e Jesus pede aos seus discípulos que não andem ansiosos, “porque o vosso Pai celestial sabe que necessitais de todas estas coisas", disse.
Portanto, não podemos ficar esperando pelo pior e, se alguma coisa ruim nos acontecer, teremos que lidar com coragem porque a vida vai continuar. De todo modo, não adianta preocupar-se antes da hora, afinal, não devemos atravessar o rio antes de chegar à ponte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário