Raramente alguma pessoa é vitoriosa e bem-sucedida sem fazer esforço. A não ser que algo excepcional aconteça, por um lance de sorte ou genialidade, a regra normal é que “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” Sucesso não se constrói no vácuo. Ele é construído com trabalho, dedicação, perseverança, esforço, suor e lágrimas.
Alguns afirmam que o caminho do sucesso pressupõe seis ingredientes:
Propósito. Esta frase do “Clube da Luta”, nos define: “Nós somos os filhos do meio da história, sem propósito ou lugar. Não tivemos Grande Guerra, não tivemos Grande Depressão. Nossa grande guerra é a guerra espiritual, nossa grande depressão é a nossa vida. Fomos criados pela televisão para acreditar que um dia seríamos ricos, estrelas de cinema e da Globo. Mas não seremos. E estamos aos poucos aprendendo isso. E estamos muito, muito revoltados.”
Planejamento. Todas as diretrizes são resultado de um planejamento bem-feito, fruto de reflexão e estudo. Um antigo provérbio chines afirma: “Se quiser derrubar uma árvore na metade do tempo, passe o dobro do tempo amolando o machado.”
Prática. O preço da perfeição é a prática constante. Quem “somente observa o vento, nunca segará.” É necessário colocar em ação aquilo que se planejou, de tornar efetivo a ideia em algo concreto. Uma teoria que fica no campo da ideia, e não é aplicada no dia a dia, não terá valor efetivo.
Paciência. Esperar não é uma tarefa fácil. Os processos levam tempo, são cansativos, as pessoas e sistemas não ajudam muito na efetividade, mas precisamos lembrar que não devemos apressar o rio, ele corre sozinho. Paciência não significa apatia nem indolência, mas aguardar o tempo certo, não fazer as coisas de forma afoita e atropelada, afinal, “peca quem é precipitado”. A Bíblia nos ensina isto desde 1.000 anos antes de Cristo...
Perseverança. Significa não desanimar diante das más notícias e nem dos obstáculos. As conquistas não vêm de forma rápida e fácil, desistir no meio da maratona é desperdício de energia, mas para se andar uma milha tem que se dar o primeiro passo. Perseverança é o caminho do sucesso. Muitos desistem quando enfrentam os primeiros desafios. É preciso caminhar com determinação e proposito para se alcançar a reta de chegada.
Prioridade. Ninguém tem todo o tempo da vida ou pode abraçar todas as opções. A vida oferece um leque variado de oportunidades, mas não temos competência nem aptidão para todas elas. É necessário entender onde devemos ou não, gastar nossa energia. Estabelecer prioridades traz certos limites, mas ao mesmo tempo produz foco e qualidade. Aprender a priorizar o que verdadeiramente importa é fundamental na caminhada para o sucesso.
Para concluir, gostaria de deixar um lembrete. Sucesso é importante, mas não pode ser o foco de nossa existência. Poucas pessoas alcançam sucesso, mas o mais importante não é onde chegamos, quanta fama obtemos, nem quanto dinheiro temos no banco. Ser um homem ou uma mulher de valor, integro e honesto, é muito mais relevante que ser alguém de sucesso. Sem uma boa consciência, com caráter maculado, estamos seguindo na direção errada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário