quinta-feira, 7 de março de 2024

Onde há vício, há ganância

 


 

O que leva as pessoas a quererem ganhar dinheiro sem esforço algum? Como o mecanismo da ganância e da cobiça pode ser o gatilho para um distúrbio psicológico que traz desconforto e leva muitos a perderem sua honra, seus recursos e sua família?

 

Las Vegas é considerada a capital mundial do entretenimento, mas é também conhecida como a “cidade do pecado, por ser um paraíso para jogos de azar, prostituição e outros vícios. O slogan da cidade é: “O que se faz em Las Vegas fica em Las Vegas.” Uma proposta bem perigosa, que passa a impressão de que se alguma atitude errada for praticada naquela cidade isto não será levado em conta. A cidade gira em torno dos cassinos luxuosos. Muitos ficam em torno das máquinas 24 horas, e nas madrugadas é possível ver muitas pessoas idosas, meio “zumbis” cansadas e hipnotizadas, pela tola expectativa de que ficarão ricas com o jogo de azar. A ganância move o vício. A Bíblia afirma que “o espírito de ganância tira a vida de quem o possui.”

 

A ganância é viciante, embora varie na intensidade. A mais dramática assemelha-se a dependência química. O quadro de uma pessoa dominada pelo vício é quase irreversível, e isto complica ainda mais porque a pessoa viciada não percebe a necessidade de ajuda ou tratamento. O que move o jogo de azar é a ganância, a cobiça, a falsa concepção de que é possível enriquecer sem trabalhar e ter sucesso sem esforço. Mas na verdade, o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.

 

O que move o jogo de azar é a ganância, que como um vício insidioso, corrói a alma e aprisiona o indivíduo. Essa obsessão pode levar a consequências devastadoras, tanto para a pessoa quanto para a sociedade como um todo. A ganância compromete a integridade e os valores.

 

A ganância é insaciável, nunca está satisfeita, e é alimentada por um ciclo interminável de frustração e vazio. O ganancioso explora e aproveita dos outros, sem qualquer consideração, mas cobra um alto preço criando um abismo entre o indivíduo e as pessoas ao seu redor, levando ao isolamento e à solidão, além do estresse e da ansiedade e insônia.

 

Este vício pode ser vencido com autoconsciência, quando compreendemos que a insaciabilidade não é saudável. A gratidão pelas coisas que possuímos é outro caminho interessante, e se associado à generosidade nos liberta de nós mesmos. A ganância é um vício, mas pode ser superado com esforço e determinação, quando entendemos que a verdadeira felicidade não se encontra em bens materiais, mas sim em valores como amor, compaixão e generosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário