Não é fácil lidar com rotinas: Arrumar a cama, escovar o dente, se vestir para ir ao trabalho, enfrentar situações similares e desafios semelhantes todos os dias. Qual é o sentido de se lavar a louça para sujá-la novamente? De arrumar a cama todos os dias se o lençol é o mesmo se estiver esticado e simétrico ou desarrumado? De lavar as roupas se amanhã elas estarão sujas novamente?
A maior parte de nossas vidas é dirigida por hábitos e rotinas. Nossas atenções são moldadas pelo que fazemos de novo e de novo... a vida diária de louça suja na pia, crianças que sempre perguntam a mesma coisa e querem as mesmas histórias de novo, tudo faz parte de um ciclo repetitivo e monótono. Mas a verdade é que estas coisas revelam quem somos, onde se encontram nossas prioridades e necessidades e onde gastamos nosso tempo e energia. Não adianta tentar fugir desta realidade. “Todo mundo quer uma revolução, mas ninguém quer lavar a louça.”
O grande desafio está em conectar os momentos de um dia ordinário com alguma coisa extraordinária. Desenvolver uma liturgia do ordinário como propõe Tish H. Warren, ou "Transformar a Rotina em Extraordinário” (Portal Vida Simples) e descobrir "O Milagre da Manhã" (Hal Elrod).
É fácil andar atrás de milagres e aspectos sobrenaturais, mas é bom lembrar que boa parte da vida de Jesus consistiu numa vida simples, em companhias de pessoas simples, vivendo numa comunidade pobre, na esquecida região da Galileia. Jesus teve que lidar com as rotinas de limpar seu corpo, vestir roupa, sair de casa, comer, e realizar suas tarefas domésticas na carpintaria de seu pai, José.
Precisamos aprender a procurar por bençãos em situações improváveis e cotidianas. O extraordinário na rotina reside na capacidade de transformar o banal em mágico, o mundano em sublime. É necessário encontrar beleza e encanto nos pequenos detalhes, nas repetições cotidianas que muitas vezes ignoramos. despertando os sentidos para apreciar a beleza presente em cada momento, desde a textura do café da manhã até o cheiro da chuva. Cultivar um olhar grato pelas coisas simples, reconhecendo a riqueza da vida ordinária. Celebrar as pequenas conquistas e alegrias diárias. Transformar tarefas rotineiras em experiências criativas. Encontrar novas maneiras de fazer as coisas, explorando diferentes possibilidades e expressando sua individualidade. Buscar oportunidades de crescimento em cada situação, por mais trivial que pareça. Encontrar significado e propósito na rotina, conectando-se com algo maior. Praticar a fé, a oração, a meditação ou qualquer outra atividade que lhe aproxime do Criador e da sua criação.
O extraordinário não precisa ser grandioso ou espetacular. Ele pode estar presente nos pequenos detalhes, nas nuances da vida cotidiana. É possível encontrar magia e encanto na rotina, basta abrir os olhos e o coração para as possibilidades. A verdadeira beleza da vida está nas coisas simples, nos momentos fugazes que muitas vezes passam despercebidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário