Emerson Eggerichsé o autor do best-seller “Amor e Respeito”, um livro escrito para ajudar casais em crise. Sua tese central é que o relacionamento homem-mulher somente ocorre de modo saudável quando ele a ama e ela o respeita. Esta relação harmoniosa é o que faz diferença no casamento. Sem amor e respeito, cria-se o “ciclo insano”, que destrói a harmonia conjugal e transforma o lar em um inferno. O marido desrespeitado, tem dificuldade em amar a esposa. A esposa quando não se sente amada, não consegue respeitar o marido.
Esta visão, na verdade não é um nova. Psicólogos afirmam hoje o que a sabedoria bíblica já havia estabelecido há milênios. Amor e respeito na família oferecem orientações práticas para romper a insanidade que realimenta a discórdia e torna o lar um ambiente tóxico. Amor e respeito são necessidades básicas da família e é fundamental interromper este ciclo Insano.
As rachaduras na comunicação do marido e da mulher envolvem a má compreensão destes fatos: respeito incondicional é poderoso para o homem, assim como amor incondicional é para a mulher. Este é o segredo que todos casais procuram e muitos poucos encontram. Casais precisam pensar sobre este assunto. Amor e respeito mudam completamente a dinâmica familiar, trazendo paz, intimidade e valor.
O fundamento básico é que amor é a coisa mais poderosa para trazer auto estima para a mulher, e o respeito é o maior motivador da alma masculina. Eggerichsé entrevistou mais de 7.000 pessoas com uma questão: Quando vocês enfrentam conflitos familiares, qual o sentimento mais comum que vocês experimentam? 83% dos homens responderam que eram “desrespeitados”, e 72% das mulheres disseram que não se sentiam “amadas.”
Portanto, embora tanto o homem como a mulher tenham necessidades de amor e respeito quando passam por conflitos, suas necessidades maiores são percebidas de forma diferente.
A síntese do livro pode ser dada em três sentenças:
A. Mulheres são feitas para amar, querem amor e esperam amor. Maridos são feitos para serem respeitados, querem respeito e esperam respeito.
B. Quando um marido se sente desrespeitado, torna-se muito difícil amar. Quando uma esposa não se sente amada, torna-se difícil para ela respeitar o marido.
C. Frequentemente focamos nas nossas próprias necessidades e simplesmente desconsideramos as necessidades da outra pessoa.
Quando as necessidades não são preenchidas, forma-se o ciclo insano.
Muito legal.
ResponderExcluirBem verdadeiro, o respeito e o amor se completam.
ResponderExcluirPerfeito! Conhecimento importante para todo casal.
ResponderExcluirExcelente, é isso! Deus, amor e respeito é a base pra tudo.
ResponderExcluir👋👋👋
ResponderExcluirÓtima reflexão pastor. Muito obrigado
ResponderExcluirUma verdade comum e pouco vista nós relacionamentos! Indispensável!
ResponderExcluirAmém! É de ressaltar que nossa necessidade de ser amado foi suprida em Cristo. Ele tanto nos amou primeiro como tbm derramou amor em nossos corações (1Jo 4.19 e Rm 5.5). Podemos amar nossos cônjuges não pq somos devidamente amados por eles, mas pq Cristo nos nos amou e nos habilitou a amar. Deus seja louvado!
ResponderExcluirPura realidade
ResponderExcluirExcelente. Fundamentos do Criador para a felicidade perene dos casais, das famílias.
ResponderExcluirBom artigo. Compartilhando em todas as redes. Obrigado
ResponderExcluirVerdade. Só que, conhecer essa verdade tem que nos levar a a Cristo e à Sua Palavra, para conseguir vivê-la na prática.
ResponderExcluirMaravilhoso e verdadeiro e atual 👍👏👏
ResponderExcluirObrigado pela reflexão
ResponderExcluirBelíssima exposição
ResponderExcluirPerfeito!
ResponderExcluirJóia estás palavras,nos dão ânimo para continuar nossas jornadas do dia adia.
ResponderExcluir