sexta-feira, 15 de julho de 2022

A vida não é um acidente!

 


 

A maior questão da vida humana tem a ver com o sentido para o qual ela foi feita. O Dr. Hugo Moorhead, professor de filosofia na Northeastern Illinois University escreveu para 250 dos mais conhecidos filósofos, cientistas e intelectuais do mundo perguntando: Qual o significado da vida? As respostas foram as mais variadas, e ele as publicou posteriormente num livro. Alguns admitiram que criaram para si um propósito, outros afirmaram honestamente que não tinham a menor ideia do que seria, e alguns ainda pediram que, caso o Dr. Moorhead descobrisse, enviasse a resposta para eles.

 

A verdade é que muitos veem a vida na perspectiva da geração espontânea de Darwin. A vida simplesmente aconteceu em encontros casuais de moléculas. Outros imaginam a vida como um amontoado de átomos e outros ainda mais pessimistas acreditam que seu nascimento foi apenas um erro ou um infortúnio. Certo rapaz deprimido me disse que sua vida parecia um acidente entre dois acidentes: Não sabia porque vivia, não sabia de onde vinha nem para onde ia.

 

Bertrand Russel, conhecido filósofo ateu disse certa vez: “A menos que se admita a existência de deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido.”

 

A resposta cristã a esta questão se encontra em Deus. O homem foi criado por Deus, para cumprir um propósito que ele tinha em mente. Antes de sermos concebidos por nossos pais, ele pensava em nós. Ele nos fez exatamente como ele queria, escolhendo o dia do seu nascimento. Ele planejou tudo para seu propósito. Nós somos obra de arte de Deus, como se expressou Paulo em Ef. 2.10. “Pois somos poema de Deus, criados em Cristo para as boas obras.” Deus nada faz por acaso e nunca comete erros e nem age de forma aleatória.

 

O universo como um todo demonstra que tudo foi criado de forma perfeita e harmônica, embora ele tenha se desviado do objetivo inicial de Deus. O homem se separou de Deus e resolveu construir sua história com a marcada da competição, cobiça, ganância, inveja e busca pelo poder. Apesar de todos os desencontros, você já parou para pensar em como tudo funciona harmoniosamente no cosmos? Como funciona o ciclo das marés, as estações, as chuvas, o frio? Como a natureza possui força de adaptabilidade e ordem? Não é difícil perceber este perfeito design no universo. A vida flui.

 

Ora, tudo isto tem profunda implicação na sua vida pessoal. Você foi criado como objeto especial do amor de Deus, para cumprir uma função na história. Deus o fez para amar e ser amado. Se não houvesse um Deus, o resultado seria caótico, nada além do encontro cego de átomos e moléculas, co-existindo acidentalmente. Descobrir este significado e propósito, é a coisa mais importante para dar sentido à existência. Você é quem você é por uma razão, que pode ser discernida em Deus. Como afirmou Jean Paul Sartre: “Nenhum ponto finito tem sentido se não estiver conectado com um ponto infinito.” E olha que Sartre era ateu, mas mesmo marcado com suas dúvidas, reconhecia que a vida precisa ter sim, um significado, para valer a pena.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário