terça-feira, 16 de julho de 2019

A atual geração é mais devagar?


Resultado de imagem para imagens do atual geracao

A música, The Living Years, de Mike & The Mecanics afirma: “Toda geração, culpa a anterior, e todas as suas frustrações, vem bater na sua porta”. Certamente estamos vendo uma grande transformação entre a geração anterior e a atual. Na verdade, a geração Woodstock, que marcou uma geração e completa 50 anos agora em 2019, também enfrentou grandes dificuldades para se relacionar com a geração anterior, mas se você tem convivido com um adolescente, vai ter a impressão de que se trata de uma geração mais acomodada e desinteressada que a sua, apesar de todas as informações que se encontram na palma de suas mãos.
Fica a impressão de que boa parte dos jovens não tem iniciativa nem vontade de agir, e não sem razão, os níveis de suicídio, depressão e ansiedade estão  aumentando consideravelmente. Mas, ao invés de acusar, é bom considerar que a geração atual é subproduto nosso. Se há algum problema, somos diretamente responsáveis por não conseguir gerar sonhos e significados mais profundos em nossos filhos.
Um dos aspectos perceptíveis é que as crianças de hoje, que já tem sido chamada de Geração Alfa (os nascidos a partir de 2010) parecem sofrer uma mudança profunda de paradigma, elas estão mais preocupados com o bem estar mental e não com o trabalho e alguns acham que elas darão um novo ritmo à vida, desacelerando o mundo.
A geração atual está muito ligada às questões da espiritualidade, ecologia, sustentabilidade do planeta e consumo sustentável. Não é raro encontrar adolescentes vegetarianos, e que se recusam a comer carne, consumir açúcar e beber refrigerante. Enquanto a geração anterior tenta conciliar os desafios do sucesso e da competitividade e vivem exaustos e estressados, a Geração Alfa parece dar um novo significado ao culto ao ócio, para desespero de seus pais.
Por isto, o minimalismo, o estilo de vida mais simples, parece se incorporar à nova geração, trazendo vantagens e desvantagens. Além disto, A Geração Alfa terá de dialogar com a linguagem virtual de forma mais efetiva e com a Inteligência Artificial, que trará um novo momento à sociedade moderna. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário