segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Mais Uma Vez, o Natal!

 


O Natal traz em si certo encanto e magia. As árvores enfeitadas, os presépios, as músicas tradicionais, as festividades, a expectativa do encontro com familiares e amigos... a troca de presentes, férias chegando. Para muitos, a melhor época do ano!

 

Mas o Natal também traz em si certo desencanto e frustração. Muitas lembranças amargas de encontros familiares, solidão, o estresse do fim do ano, contas a pagar, despesas, aumento significativo dos suicídios. Este é o lado obscuro e paradoxal do Natal. Encanto para alguns, tristeza para muitos.

 

Como você encara o Natal?

 

 

Nas minhas memórias, lembro nitidamente de como as crianças não tinham presentes no Natal. Hoje acho que presentes são tão comuns. Há uma variedade enorme e acessível de coisas simples e baratas que podem ser dadas à meninada trazendo alegria. Romanticamente me pego indagando: “Há alguma criança sem presente neste Natal? Acho que não!”

 

Certamente minha visão não é correta! Para muitos falta muita coisa e devemos ser sensíveis e atentos quanto à generosidade e cuidado. Um olhar amoroso e bondoso pode trazer alegria e socorro a muitas crianças e famílias desamparadas. Um gesto amoroso em direção ao outro pode ser a diferença entre o encantamento e a frustração do Natal. 

 

Mais uma vez é Natal! Isso deve encorajar 

 

nosso coração a olhar em direção ao outro e a socorrer aqueles que precisam. Deve estimular em nós o espírito voluntário e amoroso. Corações agradecidos são generosos, liberais com seus recursos. Quem ama, doa. Quem ama, doa-se! 

 

“Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho unigênito.” O que moveu a doação divina foi o coração amoroso de Deus e vale lembrar que nós só amamos porque Ele nos amou primeiro. O amor é resposta. Generosidade é gratidão, reconhecimento, apreciação. 

 

O Natal, na verdade, é o grande presente de Deus para a humanidade já que Ele viu nossa condição de abandono e enviou seu único Filho. Os anjos anunciaram: “Eis que vos trago novas de grande alegria. É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor!”

 

 

Por conta do nascimento de Jesus, os magos levaram presentes à visita que fizeram ao recém-nascido: ouro, incenso e mirra! Daí vemos que a tradição de dar presentes não é recente. Os magos estavam encantados com o grande presente que era o nascimento de Jesus. Prostrados eles o adoraram e entregaram suas dádivas. 

 

Mais uma vez é Natal, uma data que deve ser atualizada todos os dias em nós, pois apesar de ter nascido há dois mil anos, Jesus pode nascer exatamente hoje em nossos corações. O Natal é celebrado dia 25 de dezembro, mas deve ser comemorado todos os dias do ano com generosidade, perdão, amor e doação. 

 

“Se forem apenas um pouco mais gentis que o necessário, alguém, em algum lugar, em algum dia, poderá reconhecer em vocês, em cada um de vocês, a face de Deus!” (R. J. Palacio)

Um comentário: