O grande inventor Charles Kettering sugeriu que nós precisamos aprender a fracassar inteligentemente. Ele disse "Quando você fracassar, analise o problema e descubra a causa, porque cada fracasso é um passo a mais para o sucesso. A única vez que você não deseja falhar é na última vez que você tentar.
Na vida temos grande possibilidade de fracassar. Um plano mal executado, um negócio enganoso, um relacionamento quebrado, a saúde pode falhar, a variação da bolsa, um empreendimento infeliz ou mal sucedido... se formos olhar as possibilidades de cometer erros, provavelmente ficaremos paralisados. Os japoneses tem um ditado muito interessante: “O medo de perder não deixa a gente ganhar!”
Um dos maiores nomes da ciência é Albert Einstein. Aos quatro anos de idade ele ainda não falava. Seus professores diziam que ele tinha problemas mentais e jamais seria grande coisa. Como aluno foi um desastre, sendo reprovado duas vezes em matemática. Após sua graduação passou dois anos procurando emprego até trabalhar num escritório de patentes onde começou seu caminho de sucesso. Ler a história de Einstein nos dá esperança. Grandes homens da história falharam.
Kettering deu algumas sugestões para transformar os fracassos em sucesso: primeiro, enfrente a derrota honestamente, nunca falsifique um sucesso. Segundo, explore o fracasso, não o desperdice, aprenda tudo o que você pode dele. Terceiro: Nunca use o fracasso com uma desculpa para não tentar outra vez.
Derrotas podem ser apenas um caminho de aprendizagem, para nos ensinar humildade, dependência de Deus, e nos tornar resilientes e perseverantes. Muitas derrotas são temporais. José do Egito teve fracassos sucessivos antes de se tornar governador. Ele foi injustiçado e traído pelos irmãos, foi enganado pela sua patroa na casa de Potifar, esquecido pelo padeiro e copeiro na prisão. Mas cada vez que ele tinha um fracasso, ele estava chegando mais perto do sucesso e do poder. “Nossos fracassos são, às vezes, mais frutíferos que nossos êxitos.” (Henry Ford)
Aprender com os fracassos é a chave para o crescimento espiritual. Não podemos nos abater diante dos embates. Considere isto como um exercício para fortalecer a musculatura. Se sua experiência ultimamente tem sido de derrota, não despreze esta vivência, nem a menospreze, mas aprenda com ela.
Rudyard Kipling afirmou: “O fracasso e o sucesso são impostores. Ninguém fracassa tanto quanto imagina. Ninguém tem tanto sucesso como imagina.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário