Dois irmãos estavam fazendo terapia a pedido de sua mãe. Ela estava preocupada porque um era extremamente negativista e outro demasiadamente otimista. O psicólogo isolou cada garoto em uma sala diferente por doze horas. Na sala do garoto negativista havia centenas de brinquedos e tudo o mais que chamasse a atenção de uma criança de sua idade. O garoto, cujo atitude era extremamente positiva, ficou num lugar parecido cum um estábulo e muito escuro.
Depois de doze horas, abriram a primeira sala, revelando o garoto negativista chorando à porta, quando perguntaram porque ele não estava brincando, ele reclamou entre lágrimas: ”Eu fiquei com medo de me machucar com aqueles brinquedos”. A seguir, o psicólogo se dirigiu a outra sala e quando abriu a porta encontrou o garoto otimista cavando o monte de palha, rindo e empolgado. Eles perguntaram o que estava acontecendo e ele disse: “Eu sei que tem um pônei por aqui, em algum lugar, e eu o encontrarei”.
A questão essencial não é o que a vida faz conosco, mas o que fazemos com a vida. Nem sempre a vida nos é favorável. Enfrentamos incompreensões, injustiças, abusos e a interpretação que damos ao que nos acontece dependerá das lentes que usamos e da ótica que adotamos. Tempos maus são solos perfeitos para o fortalecimento interior. Ao invés de deixar que tempos ruins nos derrubem, precisamos aprender a continuar andando e olhando para as coisas boas que estão escondidas em algum lugar.
Bill Bunting afirma: “A vida é pródiga em recompensar a pessoa que aprendeu a ser grata em toda e qualquer situação”. Norman Vincent Peale disse algo semelhante: “Ser agradecido faz todas as coisas melhores”.
Já viram como pessoas mau humoradas são infelizes? Eles se sentem inferiorizadas e estigmatizadas todo tempo e olham a vida com a ótica do zangado da fábula dos sete anões. Tudo é analisado pela ótica da bronca e da raiva. Por isto, O contrário da gratidão é a murmuração e a amargura.
Pesquisas revelam que pessoas diariamente agradecidas tem um nível mais alto de percepção, mais entusiasmo, determinação, atenção e energia” (Robert A. Emmons, professor de Psicologia da Universidade da Califórnia). Não é sem razão que as Escrituras Sagradas afirmem: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus”. Ser agradecido faz todas as coisas melhores. Um coração grato consegue celebrar a vida, ao invés de ficar reclamando de tudo e todos. Gratidão é uma força poderosa.
Obrigada reverendo. Em tempos ficieis como esses nos esquecemos as vezes de sermos mais otimistas.
ResponderExcluirQue palavra de benção meu querido pastor. Tenho nesses últimos meses meditado exatamente sobre isso. Gratidão.
ResponderExcluir