segunda-feira, 9 de agosto de 2021

A Jornada é Mais Importante que o Destino



 

Não sei se concordo totalmente com esta expressão extraída dos livros de autoajuda. Ela se tornou muito comum no mundo empresarial e nos textos motivacionais. O que se tenta ensinar é que a felicidade está na jornada e não no destino e que passar a vida inteira infeliz para alcançar um objetivo é deixar de viver a jornada da vida.

 

Concordo plenamente com o fato de que o futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas o lugar que estamos construindo. Entendo que Jesus não preparava os discípulos apenas para o céu, mas os preparava também para a vida. Não era apenas uma questão da eternidade, mas também da humanidade. Ele não apenas os ensinou a morrer, mas deu-lhes sentido para viver.   

 

Por outro lado, apesar da meta não ser a única coisa importante, ela também é importante já que não dá para viver sem metas e objetivos. 

  

Precisamos aprender a desfrutar a estrada em que andamos, pois a felicidade não está somente no alcance da meta, mas também à medida em que caminhamos em direção a ela. Fundamental é aprender a desfrutar a beleza da paisagem e as flores que encontramos no caminho.

 

Minha esposa me ajudou a entender um pouco disso. Todas as vezes que íamos viajar, eu ficava ansioso com o horário de sair e, mais ainda, com a meta que havia estabelecido de chegar em determinada hora no destino. Isso gerava ansiedade em mim e estresse para a família toda que não podia se atrasar. Certo dia ela me falou: “Amor, quando saímos de viagem já estamos de férias. Precisamos aprender a desfrutar o caminho e não apenas o destino.”

 

Não sei se tenho sido um bom aprendiz a ponto de me gabar, mas, certamente, estou convencido de que é mesmo necessário considerar o caminho em si. Desfrutar a jornada. Aproveitar a viagem, que mesmo curta pode ser muito prazeirosa.

 

Desta forma, “concentre-se na viagem, não no destino. A alegria não está em concluir uma atividade, mas em fazê-la”, já dizia Greg Anderson. Na mesma linha de pensamento, John C. Maxwell afirma: “Sucesso é uma coisa diária, não uma coisa do destino… o sucesso é uma viagem, não um destino”. Isso significa que não nos tornamos pessoas de sucesso no dia em que obtemos nossos diplomas. Eles são o reconhecimento para o trabalho duro executado durante o trajeto.

 

É necessário comemorar ao longo do caminho, desfrutar do processo, aproveitar a viagem. É fundamental aproveitar a jornada da vida, não somente o destino final onde se deseja chegar. Não importa o que alcançarmos, há sempre lindas viagens, estradas repletas de flores. Precisamos apreciar o percurso.

9 comentários:

  1. Que lindo pastor,essa jornada fica mais fácil quando Jesus está com agente, Feliz Natal, que podemos viver o Natal o ano todo ,com nosso rei Jesus, cheios do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  2. kkkkk a minha esposa disse a mesma coisa pra mim. Tô tentando aprender. A nossa alegria é "indizível e cheia de glória". "Alegrai-vos sempre no Senhor". Obrigado Rev. Feliz Natal!!!

    ResponderExcluir
  3. Caro pr. Samuel, são de fato, dois pontos distintos, porém, não separados: a caminhada e o ponto de chegada. O evangelho fez a síntese mais perfeia, andar como Ele andou e esperar a glória sem vanglória. Pois nâo se pode desprezar nenhum dos alvos - caminhar esperando chegar à casa do PAI nosso destino permanente. Feliz Natal e abençoado ano novo. GVS

    ResponderExcluir
  4. Querido Pastor, muito lindo e profundo tudo isso. E com certeza muitos de nós precisamos ouvir essas coisas e colocar em prática isso, o que não será fácil, pois entendo sua ansiedade de antes, mas com Cristo no barco tudo vai muito bem não é!! Então vamos praticar esse ato de desfrutar dessa caminhada e não so do destino. Desejo à voce e a Sarinha um Natal e Ano Novo abençoado e cheio de saúde. Ahhhh, e parabéns pelo novo netinho que vão receber né!!! Marcos e Lizete

    ResponderExcluir
  5. Querido pastor, que belo texto. Sou grato a Deus por ter vivido uma parte do trecho de minha vida ao seu lado. Aprendi bastante com esse mestre.

    ResponderExcluir
  6. Excelente reflexão! É necessário valorizarmos e desfrutarmos do percurso. Isso nos leva a sermos mais gratos a Deus pelo dia e pela vida que nos é concedida.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pastor Samuel vou seguir seus conselhos Deus abençoe o senhor é toda sua família um feliz Natal e um próspero ano Novo!!

    ResponderExcluir
  8. Que linda reflexão! Obrigada por compartilhar comigo! Desejo a você pastor e a Sara e todos da sua família um Natal e um 2022 ricamente abençoado por Deus em nome de Jesus! Vocês são bençãos em nossas vidas, oro a Deus todos os dias por vocês! Um grande abraço!

    ResponderExcluir