A famosa banda inglesa “The Beatles” popularizou a frase: “All that I need is love” (tudo o que eu preciso é amor). Apesar de bonita, esta frase pode ser um engodo. Um dos grandes desafios que temos na vida não é amar. Somos seres de afetos que amam, mas, infelizmente, nosso amor pode estar orientado para o “objeto” errado. A forma como amamos pode ser altamente tóxica e o que amamos também.
Como seres humanos somos, sim, capazes de amar, mas os anseios inconscientes do coração podem ter uma bússola amorosa defeituosa. Dessa forma, “matamos” ou “morremos por amor”. Assim, o amor, essencialmente bom, desvia-se, torna-se venenoso e prejudicial.
No dia 4 de fevereiro de 2001, o vocalista da banda Paralamas do Sucesso, Herbert Viana, junto com sua mulher Lucy, sofreu um grave acidente em Mangaratiba/RJ. Ela morreu no impacto e ele ficou paraplégico. Herbert pilotava seu ultraleve quando o aparelho se chocou violentamente contra o mar. A imagem depois comprovou que Viana "perdeu a noção de profundidade e entrou voando dentro d'água." É como se ele imaginasse estar a 50 metros da água, quando talvez estivesse a apenas 20 metros. O tempo nublado e a água espelhada contribuíram para que Viana perdesse a noção de profundidade.
Falsas impressões e amores equivocados levam-nos a abusos, violência, taras, suicídio, intoxicações afetivas e a muitas outras distorções similares. Tudo isso revela a capacidade do ser humano de distorcer até mesmo o amor.
Ora, o coração precisa estar calibrado e ajustado pelo polo magnético que é Deus. É necessário praticar a pedagogia do desejo e, eventualmente, pedir ajuda para reorganizar a forma de interpretar os eventos. Somos aquilo que amamos e os amores direcionam práticas, rituais, recursos e tempo. Quando o amor é mal direcionado, os afetos se embaçam e as paixões se tornam incontroláveis e destrutivas.
Amores são sedutores, projeções afetivas. Quando desordenados e mau orientados, desembocam em grandes tragédias. A dificuldade encontra-se no fato de que é complexo julgar sem distorção quando sentimentos estão adoecidos. A percepção entra em pânico!
Amor é fundamental para o ser humano, mas precisa ser bem direcionado. Isso, no tempo certo e para o objeto certo, com a intensidade correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário