quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Sintomas do Stress
Não é necessário ser um expert para notar que o final do ano, com todas as suas avaliações, expectativas e festividades aumenta significativamente o nível de stress nas pessoas. Tudo pode ser facilmente observado. Olhe para as pessoas ao seu redor e você as encontrará agitadas e cansadas. No Brasil, o balancete fiscal das empresas coincide com as festas de natal, trazendo maiores exigências e cobranças. Olhe para dentro de você mesmo e vai encontrar uma pessoa mais agitada, ansiosa e tensa.
Os sintomas do stress do final do ano são conhecidos: Aumento da irritabilidade, maior nível de tensão, facilidade para comportamentos reativos. Quando isto acontece, nossa resposta as pressões se torna desproporcional. Qualquer nível de provocação, por menor que seja, soa como se fosse uma agressão; o pouco se torna muito; um comentário negativo se transforma em acusação, nosso organismo se torna um vulcão prestes a explodir.
Em todas as direções, o stress se torna negativo. O corpo, que abriga todas estas emoções fragmentadas sofre a descarga de substâncias tóxicas que são jogadas diretamente no organismo. Uma desavença ou briga mais acirrada, gera taquicardia, fragiliza as emoções e desequilibra todo o organismo. Em lugar da serenidade, surge a angústia, sudorese, distúrbios gastro intestinais, insônia e ansiedade.
O stress atinge também os relacionamentos. Agressões verbais se tornam mais comuns, os debates mais acalorados e as acusações mais frequentes. Sob a força do stress as gritarias e grosserias se tornam mais comuns, relacionamentos familiares e empresariais tornam-se mais competitivos e selvagens.
A terceira área que sofre com o stress é a espiritual. Debaixo da força do stress, as orações se tornam mais agitadas e confusas, e encontramos dificuldade em descansar e confiar na direção de Deus, que se torna alguém distante. A alma não consegue encontrar repouso e sequer se lembra que existe um Deus que deseja o melhor para nossa vida. O stress afeta a confiança e segurança espiritual.
Neste final de ano, no meio de todas as exigências e provocações empresariais e contábeis, procure zonas de descanso, num churrasco com a família, numa programação religiosa, num passeio para apreciar a natureza e a vida. Estes elementos são sempre bons antídotos contra o stress.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário