Um dos bons livros que li recentemente foi escrito por Tish Warren, com este título acima, e explora a rica teologia e o significado prático dos ritos e orações. A autora convida o leitor a mergulhar na beleza e na profundidade de uma liturgia não apenas na hora do culto e da missa, mas em todos os aspectos da vida, revelando como ela pode transformar a vida cotidiana e nos aproximar de Deus.
Warren defende “A Santidade do Cotidiano.” Isto é, atribuir ao tempo comum um valor sobrenatural inerente, revelando como cada dia pode ser uma oportunidade de encontro com Deus e crescimento espiritual. As orações e rituais nos guiam nesse processo, ajudando-nos a discernir a presença de Deus.
Trata-se de um estilo de vida litúrgico como o encontro com o mistério de Deus, onde o sagrado se entrelaça com o profano e no qual somos convidados a adentrar e sermos transformados por ele. A atenção e foco em Deus, pode transbordar para a vida cotidiana, inspirando-nos a viver com mais amor, compaixão, alegria, justiça e esperança.
Eis algumas de suas inspiradoras citações:
ü "A liturgia do tempo comum é o lugar onde encontramos a santidade do cotidiano."
ü "A liturgia não é apenas sobre o que fazemos; é sobre quem somos."
ü "A liturgia nos convida a entrar no mistério de Deus e sermos transformados por ele."
ü "A liturgia pode transbordar para a vida cotidiana e inspirar-nos a viver com mais amor, compaixão, justiça e esperança."
"Liturgia do Ordinário" é um convite a uma vida mais plena e significativa, enraizada na beleza de atribuir uma dimensão espiritual e sacramental a tudo que fazemos, transformando nossa participação na relação diária, atenta, suave e amorosa em um encontro transformador com Deus e com o próximo, impactando positivamente nossa vida e o mundo ao nosso redor.
Esta percepção nos ajuda a entender que “não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual, somos seres espirituais vivendo uma experiência humana” (Teilhard de Chardin. A liturgia do ordinário nos ajuda a compreender que somos convidados para uma vida de profunda conexão com Deus, encontrando uma fonte de força, paz e transformação na nossa vida. Um estado de coração e mente abertos à Deus, buscando sua presença e orientação em todos os momentos da vida. Reconhecendo nossa dependência de Deus, buscando sua força, sabedoria e amor em todas as situações, expressando gratidão a Deus pelas bênçãos recebidas e louvando-o por sua grandeza e majestade.
A liturgia do ordinário, nos ajuda a cultivar a consciência da presença de Deus em cada momento, seja em atividades rotineiras ou em situações desafiadoras, de um diálogo contínuo com Deus, compartilhando pensamentos, sentimentos, alegrias e preocupações.
er
Nenhum comentário:
Postar um comentário