sábado, 13 de novembro de 2021

Faça a Pergunta Certa




David Sturt e Todd Nordstrom descrevem como, há 50 anos, uma pergunta mudou fundamentalmente a maneira como nos comunicamos todos os dias. Ao ver que todos os telefones estavam presos a uma parede por um fio curto e ondulado, o jovem engenheiro da Motorola, Marty Cooper, indagou: “Por que é que quando queremos ligar e conversar com uma pessoa temos de ligar para um lugar?” Esta pergunta levou a companhia a se empenhar e criar o DynaTAC 8000X, o primeiro telefone celular. 


Muitas pessoas afirmam que a origem de quase todas as inovações brilhantes está na pergunta certa. Quando fazemos perguntas erradas ou irrelevantes não somos provocados nem inquietados e, por conseguinte, novos insights não são gerados nem somos conduzidos à excelência. 


O cientista Albert Einstein afirmou: “Se eu tivesse uma hora para resolver um problema e minha vida dependesse disso, usaria os primeiros 55 minutos para determinar a pergunta apropriada a ser feita, pois uma vez que eu saiba a pergunta apropriada, poderei resolver o problema em menos de cinco minutos.” 


Obviamente, nenhum de nós é um gênio, mas precisamos começar a perguntar: por que as coisas são como são e por que precisamos agir desta forma? Não haveria outro meio de fazermos as coisas ou temos que repetir sempre os métodos empregados? 


Uma pergunta correta pode revolucionar e abrir novas possiblidades em uma infinidade de situações. Uma pergunta certa pode levar empresas a descortinarem novas oportunidades de mercado, a usarem apropriadamente seus recursos, a potencializarem sua forma de operar. Assim, essas empresas ajudam indivíduos a usarem melhor as oportunidades, além de investirem seu tempo e talento de forma adequada. 


Por outro lado, fazer perguntas erradas produz respostas irrelevantes. Quando fazemos perguntas certas e, eventualmente, difíceis, isso nos ajuda a avaliar honestamente onde estamos, a perceber os desvios e atalhos prejudiciais que usamos, além de nos ajudar a quebrar os padrões inconsistentes.


No livro Leading With Questions (Liderando com Perguntas), Michael Marquardt escreveu: “Bons líderes fazem muitas perguntas. Grandes líderes fazem as grandes perguntas e grandes perguntas podem ajudá-los a se tornarem grandes líderes” A verdade é que a melhor pergunta direciona a melhores alvos.


Se estivermos interessados, a pergunta certa pode nos ajudar a refletir. No encontro com Jesus, Pilatos fez cerca de sete perguntas. Algumas, profundamente relevantes. Entre elas estão: "O que é a verdade?”, “O que farei, então, de Jesus chamado Cristo?” (Jo 18.22). Infelizmente, suas perguntas certas não resultaram em benção para sua vida porque ele não estava aberto a prestar atenção a nenhuma de suas respostas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário