sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Câmara de Ecos

 


 

Certamente você deve ter percebido que no seu grupo de amigos nas mídias sociais todos seus amigos, ou pelo menos grande maioria, pensa ideologicamente como você e parece que não há ninguém pensando de forma diferente. Cuidado! Provavelmente você está numa bolha, que leva todos a pensarem a mesma coisa e afirmarem apenas o que você concorda. 

 

A enciclopédia livre Wikipédia, afirma que “nos meios de comunicação, o termo câmara de eco é análogo a uma câmara de eco acústica, onde os sons reverberam em um invólucro oco. Uma câmara de eco, também conhecida como câmara de eco ideológica, é uma descrição metafórica de uma situação em que informações, ideias ou crenças são amplificadas ou reforçadas pela comunicação e repetição dentro de um sistema definido. As fontes dominantes muitas vezes são inquestionáveis e opiniões diferentes são censuradas ou desautorizadas. A maioria dos ambientes de câmara de eco dependem de doutrinação e propaganda, a fim de disseminar informação, sutil ou não, de modo a evitar que tenham habilidades de pensamento cético necessárias para desacreditar a desinformação óbvia.”

 

No filme Guerra Mundial Z , estrelado por Brad Pitt em 2013, uma pandemia de zumbis infectados ameaça destruir a humanidade. Apenas Israel conseguiu se proteger graças a um grupo de inteligência que convence Israel a construir um muro de proteção. No filme é feito menção à figura do “décimo homem” como sendo aquele que tem a obrigação de contestar o senso comum de um colegiado decisório e explorar piores cenários. Ele é aquele que decide ser contra todos, apresentando outros fatos e possibilidades. De fato, na inteligência de Israel, há um departamento que tenta olhar os fatos não na perspectiva comum, mas explora os piores cenários para impedir potenciais danos.

 

Este é o mesmo princípio milenar da Igreja Católica, que nomeia alguém para ser o “advogado do diabo” quando uma pessoa é indicada para ser canonizada. Sua função é tentar descredenciar a pessoa indicada ao título de santo. No mundo empresarial há uma terminologia nova, o compliance officer, que tem a função de estar atento a situações nunca vistas e antecipar a perda da competividade, alertar sobre futuros riscos e oportunidades, com uma visão que saia do senso comum.

 

As câmaras de ecos, ao contrário, levam as pessoas a procurarem  informações conforme suas opiniões, formando uma bolha na qual se amplia a segregação de ideias. Os sistemas de busca já sabem como fazer isto, fornecendo conteúdos de acordo com aquilo que você quer ver ou concorda. Por esta razão, grupos fechados em redes sociais são sujeitas a ver ideias iguais sendo repetidas várias vezes por outros membros, reforçando aquilo que acreditam, limitando-os a ter acesso a outras informações diferentes e relevantes sobre certos eventos, e as pessoas são expostas apenas a informações que reforçam suas crenças causando polarização. As câmaras de ecos não nos permitem ver um conjunto diversificado de opiniões.

 

Portanto, fique atento às informações que você está recebendo. Elas podem impedir que você tenha acesso a outros pontos de vista e obstruir sua capacidade de uma leitura crítica da realidade e dos acontecimentos que podem transformar a história.

 

 

 

Um comentário:

  1. Eu temo pelas postagens daquilo que parece mas não é. Tem muitos crentes postando coisas assim.

    ResponderExcluir