terça-feira, 4 de agosto de 2020
Lugar de refúgio
Todos precisamos encontrar zonas de segurança e refúgio para os dias de aflição e horas de angústia. Existem momentos em que as coisas ficam difíceis e não podemos levar a carga sozinhos. Feliz é o homem que consegue encontrar um ambiente onde possa derramar suas lágrimas e desabafar com um amigo fiel, sem medo de ser mau interpretado ou julgado. Todos precisamos de um lugar de refúgio.
A Bíblia afirma que quando Davi estava ameaçado de morte por Saul, que era seu sogro e rei de Israel, não fosse a intervenção e amizade de Jônatas, ele teria sido morto. Davi teve que sair escondido e às pressas de sua casa, mas para onde ele poderia correr nestas horas?
Então ele se lembrou do velho profeta Samuel, que o havia ungido por rei de Israel alguns anos atrás. A Bíblia registra sua trajetória de forma dramática: “Assim, Davi fugiu, e escapou, e veio a Samuel, a Ramá, e lhe contou tudo quanto Saul lhe fizera; e se retiraram, ele e Samuel, e ficaram na casa dos profetas” (1 Sm 19.18).
Na companhia de um amigo, ele encontrou segurança. Na presença de um confidente, ele pode desabafar e derramar sua angústia e perplexidade.
O Salmo 46.1 afirma: “Deus é meu refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações.” O nosso lugar de segurança é ao lado de Deus. Mas outro fator interessante é que Deus providencia lares, famílias, ambientes e amigos, onde possamos encontrar apoio e dar ordem às emoções e pensamentos, construindo novas perspectivas.
Nestes dias de desassossego, com tantas noticias ruins rondando, e para alguns a dura realidade da depressão, do desemprego, da agonia de não saber como será o amanhã, para onde temos corrido? Onde tem sido nosso local de refúgio?
Muitos anos atrás, o futurólogo Alvin Toffler escreveu no seu memorável livro o Choque do Futuro: “Os conceitos de espaço, tempo, trabalho, sexo, religião mudam tão incessantemente que o grande problema será a instabilidade. Caminhamos para uma vida sem apego. Só viverão bem as pessoas adaptáveis”. Talvez pensando em algo assim, Huberto Rohden afirmou: “Mais seguro anda com Deus o perseguido, do que com homens os perseguidores” (Em Espírito e em Verdade Pg 21).
Que Deus nos ajude a encontrar este lugar de descanso e segurança, que o Deus consolador pode conceder a cada um de seus filhos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário