Nesta semana celebramos o Dia de Ação de Graças e você deve estar se perguntando: “O que tenho para agradecer em um ano como este?” Para muitos, virar a página de 2020 será o melhor acontecimento, afinal, trata-se de um ano para ser esquecido!
Entretanto, é bom aprender que o segredo da infelicidade é lamentar o que não temos e o oposto também é verdade. Ou seja, o segredo da felicidade é alegrar-se com aquilo que temos. Aliás, uma das fórmulas mais conhecidas da felicidade é: Felicidade = Realidade menos Expectativa.
Quanto maior a expectativa que você não tem e quanto mais ela se afasta da realidade, maiores as chances de você se decepcionar
e ficar infeliz. Se você tem expectativas demais e realidade de menos, o resultado será uma sensação de vazio e impotência. Quanto maior é a sua expectativa em relação àquilo que você não tem, maior será a possibilidade de tristeza. O aumento das expectativas tem sempre impacto negativo sobre a felicidade, já que existe uma correlação inegável entre felicidade e expectativa. Estar feliz é ver que a realidade está à altura do que esperávamos. Por esta razão, pessoas com muito pouco podem ter muita alegria e gratidão!
O segredo da felicidade é gratidão e a gratidão vem pelo contentamento. Alguns até perguntam: Pessoas felizes são gratas ou pessoas gratas é que são felizes? Penso que as duas premissas são corretas, mas gosto de recordar de uma frase de Norman Vincent Peale quando ele diz que “ser agradecido faz todas as coisas melhores.” Por isto a equação é complexa. Creio que as pessoas gratas são felizes. Gratidão é o segredo do contentamento.
Some realidade, subtraia expectativa e teremos uma boa fórmula para a felicidade humana. Uma fórmula que nos conduzirá, inexoravelmente, à gratidão. Por isto a Bíblia diz: “Contente-se com o que você tem, pois Deus afirma: nunca te deixarei, jamais te abandonarei” (Hb 13.5). A presença de Deus é a nossa maior benção.
É tempo de agradecer aquilo que Ele tem nos dado, os presentes que recebemos, mas, ainda melhor que isso, é tempo de nos alegrarmos com a sua presença. Vale lembrar que certo garoto recebeu um presente do pai que lhe perguntou: “Filho, você está feliz com o presente?” E ele respondeu: "Estou sim pai, mas estou ainda mais feliz com você.” Assim deve ser nossa vida porque melhor que o presente é termos Aquele que nos dá o presente.
Infelizmente, na semana em que comemoramos o Dia Nacional da Gratidão, vemos muitas pessoas agradecidas, mas tenho observado um estranho fenômeno: as pessoas agradecem o que recebem sem agradecer a quem lhes dá. Agradecem as dádivas recebidas - "o quê" -, mas ainda lhes falta gratidão àquele que lhes deu os presentes - "Quem".
Nenhum comentário:
Postar um comentário