Natal é um evento surpreendente em todos os seus aspectos, afinal, não poderia ser diferente. Leonardo Boff comentando o fato de Deus ter vestido uma roupagem humana e habitado entre nós, disse o seguinte: “Tão humano, só poderia ser Deus...”
O apóstolo João, quando estava bem idoso, depois de ter sido exilado em Patmos por tantos anos, escreveu uma carta às igrejas da Ásia, conhecida como a carta do amor, falando de Jesus e de toda alegria em andar com Cristo: “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao verbo da vida” (1 Jo 1.1). Todo este texto poderia ser traduzido da seguinte forma: “Eu não acredito que tive o privilégio de participar pessoalmente disto!”
O Natal tem três dimensões transcendentais:
1. O Natal transcende o tempo – É um evento muito além do kronos, da história e do calendário. Natal é um evento eterno. O verdadeiro Natal não é apenas um fato ocorrido em Belém dois mil atrás. O Natal já havia acontecido, nos desígnios eternos de Deus, antes da fundação do mundo. Os profetas falaram disto, Deus colocou na boca dos seus mensageiros estas verdades, muito antes delas acontecerem. Natal é um evento além da história e do tempo. Existem cerca de 600 profecias do Antigo Testamento relativas à vinda de Cristo que se cumprem no Novo Testamento.
2. Natal transcende as fronteiras – Outro aspecto maravilhoso do natal é que ele não ficou circunscrito a uma geografia. Milhares de romeiros se dirigem nesta época do ano para Belém, a fim de visitarem a gruta onde Jesus nasceu, indo a um local supostamente sagrado, mas na verdade o natal vai muito além de uma região, ele impacta o mundo. Simeão um piedoso judeu quando viu Jesus entrando no templo nos braços de José, o tomou no colo e disse: “Agora podes despedir teu servo, porque os meus olhos já viram a tua salvação, a qual preparastes diante de todos os povos, e luz para revelação a todo mundo”. No Evangelho de Mateus está escrito: “Em seu nome as nações porão sua esperança".(Mt 12.21), e o apóstolo Paulo afirma: “Brotará a raiz de Jessé, aquele que se levantará para reinar sobre todos os povos; estes colocarão nele a sua esperança" (Rm 15.12).
3. Natal transcende nossas expectativas – Além de transcender o tempo e as fronteiras, Natal supera toda expectativa humana. Que mensagem pode ser maior que esta? Que Deus assume forma humana, para viver entre nós, nos ensinar a viver e morrer numa cruz para nos redimir da culpa, da vergonha, da condenação e da morte eterna? O Autor da carta aos Hebreus, afirma que Jesus veio para nos resgatar da garra do diabo e livrar todos que, pelo pavor da morte, estavam sujeitos à escravidão por toda a vida” (Hb 2.14,15).
Por isto natal é surpreendente em todos os aspectos: Natal é uma história transcendental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário