segunda-feira, 11 de julho de 2011

Por que Deus muitas vezes não cura?

Esta é a pergunta que todos fazemos, mas ainda se torna mais relevante para nós quando a dor nos atinge: “Por que Deus traz cura?”.
Ao lermos a Bíblia, vemos que milagres não tem a ver com o poder de Deus, mas com o querer de Deus. Isto é colocado de forma bem clara pelo leproso ao se encontrar com Jesus. “se quiseres, podes purificar-me” (Mc 1.40). Podemos pensar que Jesus curou o leproso porque ele se ajoelhou diante dele. Se isto fosse verdade, não teríamos dificuldade de nos ajoelharmos diante de Deus... podemos imaginar que a cura aconteceu, porque aquele homem se humilhou, mas quantos também se humilharam diante de Deus e não obtiveram cura?
Por que Deus muitas vezes não cura?
1. Porque muitas vezes o resultado da nossa dor é mais significativo que a dor em si mesma – Acham estranha esta declaração? Paulo ora três vezes pelo seu espinho na carne e Deus não o cura. A resposta que Deus lhe dá é a seguinte: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12.9). A dor em si é sempre um mistério, e não abriga respostas fáceis, mas existem coisas que só entendemos com lágrimas nos olhos. A dor nos faz resgatar o sentido de humanidade, e muitas vezes é o único caminho que temos para a salvação de nossa alma.
2. Porque achamos que Deus só é glorificado quando o milagre acontece, mas Deus é muitas vezes glorificado também na dor. Quando Jesus encontrou com um homem cego de nascença, os discípulos queriam saber a razão de seu sofrimento, e davam explicações que ainda hoje é adotada por muitos. “quem pecou, este ou seus pais para que nascesse cego?” É maldição hereditária ou resultado do pecado? Jesus desfaz ambos conceitos de uma vez só: “Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus” (Jo 9.3).
3. Porque por mais que evitemos a dor, precisamos saber que todos nós passaremos por ela, mais cedo ou mais tarde. Moisés no Salmo 90 afirma: “Pois ele conhece nossa estrutura e sabe que somos pó”. Lázaro ressuscitou dentre os mortos, mas tornou a morrer. A sogra de Pedro foi curada de uma febre, mas adoeceu com outros problemas e também morreu. Queremos a cura, evitamos a dor, negamos o sofrimento, mas a dor é parte da realidade humana e do significado mais profundo da própria experiência de viver.
Deus quis curar o leproso em Mc 1.41, e o fez.
Voce pode estar precisando de um milagre, e ele não vem. De uma cura e ela não se manifesta. Deus deixou de ser Deus? Deus não ama voce? Sua presença é ignorada pelo Senhor? Absolutamente não! Mas ele, ainda te amando, para propósitos que só ele mesmo conhece, permite a tua dor e te capacita a caminhar no vale da sombra da morte. Não temas, crê somente! Não foi isto que Jesus disse a seus discípulos?

4 comentários:

  1. Concordo com o pastor, o sofimento pode nos levar mais proximo de Deus. Conheci uma pessoa que foi humilhada e por muito tempo guardou magoas. A cura só veio quando se arrependeu e pediu perdão por ter guardado rancor. O que vc precisa fazer para mudar a sua historia? Se humilhar, buscar a Deus e se arrependa pode ser o caminho.

    ResponderExcluir
  2. Oi pastor Samuel! Sou a Sarah, filha do Marco Aurélio e da Marília, tudo bem? O Senhor respondeu agora de tarde uma pergunta que fiz a Ele pela manhã, através desse artigo. Tenho orado muito por uma pessoa que tem sofrido muito com câncer, aqui da minha igreja, em Brasília. E também pelo Felipe, da Orvalho, aí de Anápolis. Mas não tenho visto resultado e isso me entristeceu muito ontem e hoje, porque nesse domingo falei pras crianças, no culto, sobre "Jesus tem mesmo poder?" e citei vários milagres durante a historinha. Mas isso depois me trouxe uma crise... porque Jesus não cura essas duas vidas, se curou deliberadamente naqueles dias? Mas amém... Ele é Deus curando ou não, e louvado seja Seu nome.
    Enfim, já virei seguidora do blog e gostaria de sugerir que colocasse aqui a opção de feed, pra que as postagens cheguem no nosso email.
    Abraço, pastor, fique com Deus!

    ResponderExcluir