Uma das coisas mais benditas da vida é aprender a viver uma vida de gratidão. Norman Vincent Peale certa vez afirmou que: "ser agradecido faz todas as coisas melhores".
Tenho observado que aqueles que desenvolvem a arte de agradecer como uma prática diária, são aqueles que conseguem viver uma melhor qualidade de vida. Eles são mais efetivos e mais alegres. O ser humano não é naturalmente agradecido. Gratidão é uma arte...O ser humano tende a ser mais crítico e negativo. Temos mais facilidade de maldizer que abençoar, de reclamar que bendizer, de depreciar que apreciar. Experimente sentar um dia e no meio da roda de amigos recusar a falar mal de uma família ou de uma pessoa, mas encontrar nelas coisas positivas. Você vai ver como é difícil. Pode soar até mesmo anacrônico. No entanto, gratidão é uma atitude que precisamos cultivar.
Vamos fazer de contas que você decida passar um dia agradecendo. Isto pode ser mais difícil do que você imagina. Então quando você acorda, percebe que está caindo uma chuva torrencial lá fora, você precisa ir para o trabalho, e então diz: “Obrigado Deus por este dia, eu te agradeço pela chuva, pelo mistério que existe nela, pela forma como o Senhor faz todas as coisas certas. Eu te agradeço, porque ao vê-la eu percebo que o Senhor nos dará uma estação frutífera. Eu quero te louvar por este dia”.
Olhe para seu filho e diga: “Senhor, obrigado pelo meu filho, eu quero te louvar pelo que ele é. Me ajude neste dia a ser mais paciente e amoroso com ele, dá-me mais capacidade de discipliná-lo em amor, de ser capaz de perceber as dificuldades de seu crescimento. Eu quero te agradecer por isto”.
Se sua esposa estiver ainda dormindo, chegue até sua cama e diga: “Senhor, eu quero te agradecer por minha esposa, muitas vezes eu não consigo entendê-la, muitas vezes as coisas se tornam difíceis na nossa relação, mas eu entendo que o Senhor nos tem dado um para o outro para cuidar-nos e proteger-nos. Obrigado Senhor por sua vida”. Dar um beijo no seu rosto e dizer baixinho: “Eu te amo!” Estas coisas fazem diferença ou não?
Conheci uma pessoa que tinha, sem perceber, o vício de reclamar: Certo dia sua esposa lhe disse: “benzinho, você tem reclamado demais, Deus tem sido bom para conosco”. E ele respondeu: Ah! Não é tanto assim...”Ela para convencê-lo de que estava certa disse.“Vamos fazer uma aposta neste dia, quem reclamar de qualquer coisa vai pagar um real para o outro?". No final do dia ela lhe trouxe a conta: Ele reclamara nada menos que 33 vezes apenas naquele dia.
Norman V. Peale disse certa vez: “É estranho, mas aparentemente fundamental na vida humana, que quando você guarda as bençãos em sua mente, você tende a crescer com elas, e elas crescem quando você as recorda”.Você realmente traz circunstâncias favoráveis e melhores condições para sua vida, por pensar naquelas bençãos que já são suas. Marco Aurélio, pensador Romano já falava há muitos anos atrás que “o mundo no qual nós vivemos é feito daquilo que pensamos”. Deprecie sua condição de vida no pensamento e suas bençãos tenderão a encolher e a se tornar menores em número. Aprecie mentalmente as coisas, e a vida crescerá brilhante e atraindo coisas melhores.
Uma das tragédias da natureza humana é a lacuna de interesse que temos em valorizar coisas simples e nosso fracasso em apreciar as coisas e pessoas. Chesterton disse: “Agradeço sempre àquele que todos os dias põe em nossos sapatos um maravilhoso par de pés”.
“Agradeçamos a Deus, porque ele é bom e sua misericórdia dura para sempre”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário